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Perda de valor

Resolvida Pública

Ana Luísa Castro - Consultora de Viagens

Reclamar

Problema identificado:

Cancelamento

Reclamação

A. S.

Para: Ana Luísa Castro - Consultora de Viagens

29/11/2024

Exmos. Senhores, Decidimos reservar umas férias e pedimos opções diferentes para viagem com a informação que tenho o passaporte da Bielorússia e para algumas destinos pode ser que preciso receber um visto. Por causa da referência de uma amiga minha, decidimos trabalhar com agencia Ana Luísa Castro - Consultora de Viagens, Sociedade Unipessoal Lda, NIPC 514584670 Praça Agostinho Valente, n.o9, 2o Frente 5340-223 Macedo de Cavaleiros Tel: +351 278 094 758 (Chamada Rede Fixa Nacional) Telemóvel: +351 968 471 516 (Chamada Rede Móvel Nacional) E-Mail: macedocavaleiros@ev-viagens.com Entre vários opções enviados pela consultora, reservamos uma viagem para o México. Antes de fazer o pagamento da reserva pedi mais uma vez a Sra Ana para verificar a questão do meu visto para viagem, pois não sou portuguesa. E a resposta dada foi sempre "Não se preocupe, estamos em contacto com embaixada, não precisa nada, tudo é igual como para pessoas portuguesas". Fizemos o pagamento no dia 18.11.2024 com a viagem a partir de dia 2 de Dezembro 2025. Como eu confio nas pessoas, confiei uma vez mais, mas cometi um grande erro. Estava cada dia enviar as mensagens a Ana para receber a informação sobre o visto. Cada dia a resposta foi "Estamos a tratar, não se preocupe". No dia 20 de Novembro as 9.23 sem nenhuma informação recebida enviei mensagem novamente a perguntar sobre o visto. Resposta foi com o link da embaixada com a informação para cidadãos da Russia, Ucrania e Turquia, só que o meu pais é Bielorússia. As 16.39 voltei a perguntar novamente, se há novidades. Resposta - não. No dia 21 de Novembro liguei para embaixada e foi me dito que preciso de visto e tenho de preencher um formulário. Fiz isso logo e enviei para a Ana juntos com mensagem as 09.21. Resposta: "Não se preocupe, estamos a tratar com a embaixada". As 11.00 liga me o assistente da Ana a pedir enviar eu própria tudo para embaixada com o pedido de urgência para marcação de entrevista, o que eu fiz as 11.45. Passado uma hora recebi a resposta da embaixada com possibilidade de fazer entrevista no dia 29 de Novembro. Isso significa que vai faltar so um dia útil até viagem e do meu ponto vista é impossível receber o visto em 1 dia. Proposta da Ana foi arriscar, mas como obvio eu não queria arriscar assim, pois no final perdíamos o valor total da reserva. Cancelamos a nossa reserva e perdemos 718€ por erro, que foi comprometido pela consultora Ana. Pois a informação toda deve ser verificada antes de mandar as pessoas fazer a reserva e o pagamento. Acho que não é correto trabalhar desta forma. Com os melhores cumprimentos, Anastasiya Shaheyeva.

Mensagens (1)

Ana Luísa Castro - Consultora de Viagens

Para: A. S.

10/12/2024

Exma. Senhora Anastasiya Shaheyeva, Apresentamos os nossos melhores cumprimentos. Analisada a reclamação apresentada, cumpre responder e esclarecer o seguinte: Tendo sido contactados por V/ Exa. no dia 15 de novembro, iniciámos prontamente diversas consultas aos operadores turísticos, no sentido de atender à solicitação de viagem que nos dirigiu. Sem prejuízo de termos informado, por diversas vezes, V/ Exa. de que é responsabilidade do cliente confirmar e diligenciar pela verificação das condições de entrada no destino que pretendem – nomeadamente, a necessidade de obtenção de visto –, a nossa agência disponibilizou-se, a título de gesto comercial, para auxiliar e facultar assistência à cliente na realização de tal processo, o que fez desde o primeiro dia. Ora, para tal, a nossa agência contactou prontamente as embaixadas dos destinos que pretendia, as quais, num primeiro momento, informaram que V/ Exa. não necessitaria de visto. Num segundo momento, e após ter conhecimento da possibilidade de a informação que havia sido transmitida pela Embaixada estar incorreta – o que, naturalmente, a nossa agência não pode controlar – , entrámos novamente em contacto com a mencionada Embaixada, a qual informou que deveria ser a própria cliente a efetuar os contactos com a mesma para a obtenção de visto e que só existiam vagas disponíveis para datas posteriores à da viagem de V/ Exa. Ainda assim, a nossa agência continuou a encetar todos os esforços para auxiliar V/ Exa. na obtenção do visto, inclusive mediante o recurso a consultoras especialistas em vistos. De facto, e contra todas as expectativas, a N/ agência logrou obter uma entrevista junto da Embaixada para a obtenção do visto; no entanto, e após análise da documentação disponibilizada por V/ Exa., entendeu a Embaixada que não dispunha da suficiência financeira e recursos exigidos, impossibilitando assim a emissão do visto. Ora, V/ Exa. não apresentou documentação adicional nem compareceu à entrevista (conforme e-mail enviado pela Embaixada, a dar nota da não comparência), impossibilitando assim quaisquer probabilidade de obtenção atempada do visto. Acresce que, no momento da reserva, V/ Exa. foi informada dos custos de cancelamento dos serviços contratados, em estrito cumprimento do disposto na alínea h) do n.º 1 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 17/2018, de 8 de março. Ao decidir cancelar a viagem reservada, estava já ciente e informada das taxas de cancelamento aplicáveis, previstas no n.º 2 do artigo 25.º do mesmo diploma e descriminadas na proposta que lhe foi remetida, com o localizador 1534970. Mais uma vez, sem que a tal estivesse obrigada e a título de gesto comercial, a nossa agência entrou em contacto com o operador turístico, de maneira a tentar evitar que V/ Exa. tivesse de pagar qualquer taxa de cancelamento, sem que tal tenha sido possível, apesar dos nossos melhores esforços. Do exposto, facilmente se constata que a impossibilidade de realização da viagem para o destino pretendido é alheia e não imputável à nossa agência e à conduta que mantivemos durante todo este processo. Salienta-se ainda que, em momento algum a nossa agência realizou pressão para que fosse efetuado qualquer pagamento ou confirmação da reserva sem a confirmação prévia das condições de entrada no destino, tendo, pelo contrário, empregue todos os esforços possíveis e efetuado todas as diligências para auxílio de V/ Exa., ainda que não fossem da sua responsabilidade. Entendemos, assim, estarem esclarecidos todos os pontos levantados por V/ Exa. na reclamação e que não assiste qualquer razão a V/ Exa. Com os melhores cumprimentos, TEl: 278094758 ( Chamada para rede fixa nacional) TLM: 968471516 (Chamada para rede móvel) Consulte aqui as Condições Gerais ANA LUÍSA CASTRO - CONSULTORA DE VIAGENS, SOCIEDADE UNIPESSOAL LIMITADA, com o NIPC 514584670 e sede na Rua dos Bombeiros Voluntários, nº2 R/C Drt., 5340-236 Macedo de Cavaleiros, é a entidade responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos, os quais serão utilizados unicamente no âmbito da relação comercial existente ou em futuras ações de marketing, após obtermos o seu consentimento prévio e expresso, o qual pode ser retirado a qualquer momento. O acesso, retificação, eliminação, limitação, oposição ou portabilidade dos seus dados, pode ser solicitado através de pedido por escrito para o e-mail macedocavaleiros@ev-viagens.com, sem prejuízo do direito à reclamação à autoridade de controlo competente (www.cnpd.pt). Esta mensagem, incluindo qualquer anexo, é direcionada à pessoa acima indicada e contém Informação Confidencial e Privada cuja Divulgação é Proibida. Caso a tenha recebido por engado, por favor, avise-nos de imediato, através do reenvio da presente mensagem e apague-a do seu sistema. This message, including any attachments, is intended for the addresse only and contains Confidential or Privileged Information wich is Protected by Disclosure. If you have received it by mistake, please notify us immediately, return it by e-mail and delete it from your system. De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 29 de novembro de 2024 11:15 Para: macedocavaleiros@ev-viagens.com Assunto: Perda de valor ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


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