Exmos Senhores,Procedi à reserva de um Fiat 500X para o período de 04.10.2020 a dia 06.10.2020 com a Hertz (reserva nº J535083810).No dia 04.10.2020, desloquei-me ao aeroporto para proceder ao levantamento da viatura acima mencionada, mas referiram-me que a viatura que iria levantar era um Jeep Renegade. Questionei a colaboradora da Hertz, que teve sempre um atendimento e disponibilidade excepcional, se as características da viatura eram idênticas à do Fiat 500x que tinha reservado, nomeadamente a classe do veiculo, tendo em conta que iria fazer muita auto estrada e algumas Scuts. A mesma referiu-me que se tratava de um veiculo similar ao da reserva, inclusive a Classe de Veiculo, o que me tranquilizou. (aliás consta no voucher da reserva ou veiculo similar).Qual é o meu espanto, quando já de regresso a Lisboa, passo nas Portagens de Alverca e percebo que do percurso de Coimbra a Lisboa me cobram 25,00€, claramente o veiculo em questão estava enquadrado como Classe 2.Na devolução da viatura referiram-se que o Jeep Renegade era de Classe 2, e que estaria a pagar como tal.Senti-me enganada.Depois de uma breve pesquisa sobre a classe de veículos, apercebo-me do Decreto-Lei n.º 71/2018, de 5 de setembro, que veio estabelecer que os «veículos ligeiros de passageiros e mistos, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,10m e inferior a 1,30m, desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível, pagam a tarifa de portagem relativa à classe 1 quando utilizem o sistema de pagamento automático e cumpram a Norma EURO 6 » (esta última exigência é aplicável neste caso apenas aos veículos com matricula posterior a 1-1-2019).O mesmo diploma estabeleceu ainda que os «veículos ligeiros de passageiros, mistos ou mercadorias, com dois eixos, peso bruto igual ou inferior a 2300 kg e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,10m e inferior a 1,30m, desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível, pagam a tarifa de portagem relativa à classe 1 quando utilizem o sistema de pagamento automático e cumpram a Norma EURO 6» (LISTAGEM DE MONOVOLUMES no IMT)Ainda no ano passado, procedi à reserva de uma Renaut Grand Scénic onde me alertaram para o facto de ser classe 2 em portagem caso não solicitasse a via verde, pois com via verde iria pagar classe 1. Na altura não solicitei Via Verde da Rent-a-Car pois julguei que podesse alterar a matricula da minha via verde particular, podendo assim evitar aquele custo extra. Como não consegui alterar a minha via verde com a matricula do veiculo da Rent-a Car, assumi o meu erro e procedi ao pagamento junto dos CTT como era da minha obrigação e responsabilidade.Neste caso já não foi assim, para além de pagar o Serviço de Portagem (que inclui dístico Via Verde), cobraram-me classe 2, ao contrário do que me foi garantido no levantamento, tendo eu reservado um veiculo de classe 1. No mínimo, não sendo o veiculo reservado no momento da reserva, no levantamento o veiculo teria de ter as mesmas características e classe de portagem identica, tal como vem induzido na reserva. (há que perceber o que querem dizer com veiculo similar).Após a minha reclamação junto do serviço de portagens da Hertz, confirmam-me que a viatura era de facto classe 2 e descartam-se de qualquer responsabilidade. Isto é, paguei um serviço de via verde (extra) quando eles próprios assumem que a Via Verde Portugal dá a possibilidade do cliente, beneficiar de um desconto de classe 2 para classe 1, sempre que este efectue passagens nas vias electrónicas portajadas, mediante o envio prévio do documento único automóvel – DUA. Que o respectivo desconto é definido pela Via Verde Portugal, sendo tais critérios totalmente alheios à Hertz. Mais, relembram que a Hertz apenas assume o comprometimento, de no momento do aluguer entregar ao cliente a viatura do grupo reservado e em cada grupo de viaturas existem várias especificidades, como seja, viaturas classe 2 e classe 1, a gasóleo ou a gasolina. Que a Hertz não pode assumir o compromisso perante o cliente de entregar um veículo com determinadas especificidades dentro do grupo de carro reservado. Estão a vender gato por lebre, estão a induzir o cliente em erro, ou havia a possibilidade de eu reservar um mini e sair-me um carocha?Fazem questão de relembrar que a Via Verde Portugal dá a possibilidade do cliente, beneficiar de um desconto de classe 2 para classe 1 com o sistema de pagamento automático (dispositivo da via verde) mas esse serviço foi pago à Hertz e o desconto não foi aplicado.A Hertz tem de assumir a falta de formação ou informação dos seus colaboradores, quando eles representam a empresa e induzem os clientes em erro.Pretendo que assumam o erro na informação prestada aquando do levantamento da viatura com o acerto na Classe de Portagem de 2 para 1, já que com a subscrição da Via Verde que foi paga à Hertz, o cliente poderia ter acesso à Classe 1 em vez da 2 com custos muito inferiores. Já que foi pago o serviço de via verde, era da obrigação da Hertz já ter tratado do envio prévio do documento único automóvel – DUA (tal como eles dizem).