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Obras mal executadas e não terminadas

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. P.

Para: Mestria Constante

22/03/2021

Sr. Manuel SoaresMestria Constante, Remodelações - Unipessoal Lda515673080Rua da Alegria, Lote 4 R/C2690-205 Santa Iria da Azóiamail: mestriaconstante@gmail.coAmadora, 10 de Março de 2021CARTA REGISTADA COM AVISO DE RECEÇÃOAssunto: Obras não realizadas e obras defeituosasVimos por este meio pedir o reembolso de obras não realizadas e dar a conhecer formalmente todo o nosso descontentamento.Em Junho de 2020 o Sr. Manuel Soares, da Empresa MESTRIA CONSTANTE - REMODELAÇÕES, LDA, visitou a nossa casa, na Rua Nossa Senhora da Lapa, n.10, R/c Dto, 2700-605 Amadora para elaborar um orçamento para a realização de obras.Foi pedido orçamento para a pintura da casa, arranjo do pladur, isolamento do telhado em telha sanduíche e substituição da passagem da cozinha para a sala. O orçamento que me foi dado foi de 4400€, acrescendo os 6% de IVA, total de 4664€.Destes 4664€:1802€ eram relativos à pintura da casa, arranjos do pladur e isolamento da telha sanduiche e 2862€ para a substituição da passagem.Foi acordado que iríamos realizar o pagamento das obras em duas tranches, 50% do valor do orçamento para iniciarem as obras e depois os restantes 50% no final da obra.Ficou acordado que as obras iriam ser realizadas em julho de 2021, fizemos o pagamento da primeira transferência no dia 2 de julho (50% do valor - 2332€).Antes do início das obras, o Sr. Manuel disse-nos que era impossível fazer a substituição da passagem para a sala em Julho, porque quem o iria ajudar a fazer esta parte da obra não estava disponível. Acordámos então fazer as obras mais simples, a pintura e o arranjo dos pladur´s e deixámos o isolamento da telha e a substituição da passagem para a primeira semana de setembro, uma vez que a substituição da passagem iria interferir no isolamento da telha.Deixámos a casa pronta para as obras dia 19 de julho, com o acordo de começarem dia 20 de Julho. As obras iniciaram dia 23 de julho, 3 dias depois do acordado. O que era para ter sido feito numa semana foi feito em 3 dias e resumiu-se:Pintura da casa, Arranjo dos pladur´s eSubstituição dos rodapés, por iniciativa própria, sem consultar, alterou a cor dos rodapés para branco. O que nos disse o Sr. Manuel é que os rodapés antigos não estavam em bom estado.Pela pressa que as obras foram feitas, não foi respeitado o tempo de secagem que os materiais exigiam e, neste momento, todos os rodapés estão descolados. A agravar este facto, os rodapés colocados são de qualidade duvidosa, uma vez que estão todos tortos e a desfazerem-se. Relembramos que a escolha destes rodapés não foi nossa, tendo sido da responsabilidade do Sr. Manuel a escolha e colocação dos mesmos.A 29 de julho o Sr. Manuel pediu-nos se era possível pagar mais 1000€ da obra, uma vez que estava a precisar. Uma vez que os tempos que estávamos e estamos a viver não estão a ser fáceis, acordámos em fazer mais esse pagamento. Fizémos a nova transferência de 1060€ a dia 02 de agosto.Desde então que falámos várias vezes com o Sr. Manuel e estávamos descansados que as obras iriam ser feitas nos primeiros 15 dias de setembro.Em setembro as obras não foram realizadas e o Sr. Manuel deixou de atender o telefone e de responder às mensagens.Depois de mais este incumprimento, o Sr. Manuel pediu desculpa, disse que não voltaria a acontecer e que as obras iam ser terminadas. Acordámos nova data para outubro, que não foi cumprida.Iniciaram as chuvas e iniciaram as infiltrações que temíamos, pois o isolamento da telha não foi realizado.Tentámos reagendar as obras, mas sem sucesso. A empresa supra citada terá de se responsabilizar pelos danos causados pela não realização de obras e pela realização defeituosa da parte que realizou. Perdemos a confiança para deixar que esta empresa volte a entrar no nosso lar e a confiança no trabalho por ela efectuado.Por várias vezes falámos com o Sr. Manuel para nos devolver o dinheiro, e ele aceitou que seria justo devolver. Apresentámos as nossas contas:Orçamento para pintar, arranjar pladur´s e isolamento da telha - 1802€, IVA incluídoOrçamento para a substituição da passagem - 2862€, IVA incluído.Total orçamento - 4664€Total pago - 3392€Uma vez que apenas foi realizada a pintura e o arranjo dos pladur´s, pedimos que nos devolvesse 2000€, ou seja, pagaríamos 1392€, pelas obras mal realizadas. O Sr. Manuel não concordou e disse que para ele seria justo apenas devolver 1500€. Apesar de não concordármos, uma vez que esta história já se arrastava há algum tempo, aceitámos o valor.Tentámos chegar a um acordo e de pagamento, telefonámos várias vezes, enviamos várias mensagens e sem qualquer resposta. A 22 de dezembro de 2020 foi estipulado o valor e como seria realizado o pagamento.Os pagamentos nunca foram efectuados e apesar de insistentemente termos enviados mensagens, a última resposta que obtivemos foi a 18 de janeiro de 2021 a dizer que estava disposto a devolver o dinheiro. Desde então que temos contactado o Sr. Manuel, sem qualquer resposta.Como é evidente, toda esta situação tem trazido diversos transtornos à nossa família, chove dentro de casa, passámos um Inverno muito chuvoso, parte dele, em confinamento, a colocar toalhas no chão e a ver a casa a deteriorar-se. Toda esta situação está documentada por conversas de mensagens trocadas, faturas, fotografias e chamadas de voz gravadas, com o conhecimento do Sr. Manuel.Neste momento vamos ter de substituir todos os rodapés colocados, bem como arranjar todas as infiltrações decorrentes do isolamento da telha, que não foi realizado, voltar a pintar, e fazer as obras que não foram realizadas, em suma, vamos ter de realizar todas as obras, à excepção da pintura da cozinha e da casa de banho.Uma vez que demos 3392€, vou considerar a pintura da cozinha e da casa de banho e pedir que me sejam devolvidos os 3000€, sendo que não estamos a cobrar os arranjos dos danos que foram causados pelo incumprimento.Enviamos carta registada e mail sem resposta


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