A RSANprojetos compreende o descontentamento e o incómodo manifestados pela cliente relativamente à obra realizada, lamentando desde já a situação inicial ocorrida.
No entanto, importa esclarecer que quando foram terminadas as tarefas acordadas e feita a entrega da obra, foi efetuado o pagamento final pela cliente, conforme previamente acordado entre as partes, o que à data demonstrava a concordância da cliente com os trabalhos então executados.
Além disso, conforme foi devidamente comunicado à cliente, o responsável direto pela execução inicial da obra já não integra os quadros da RSANprojetos, e foi sempre omitindo à empresa a existência de problemas relacionados com a obra.
No entanto, no final do mês de agosto, a cliente comunicou que havia um conjunto de itens da obra com os quais não estava satisfeita. Tomando conhecimento da existência destes problemas, a RSANprojetos atuou de forma imediata, tendo sido realizadas trocas de e-mails, visitas ao local e levantamento fotográfico detalhado de todos os trabalhos que necessitavam de retificação.
A empresa nunca se recusou a corrigir qualquer situação, assumindo integralmente a responsabilidade pelas imperfeições identificadas, e propôs à cliente a sua resolução ou, dada a insatisfação revelada por esta, a devolução dos valores correspondentes à retificação desses itens.
Uma vez que a cliente optou pela primeira hipótese, foi elaborada uma lista de trabalhos a retificar, validada e aprovada pela cliente. Ficou igualmente acordado um período de intervenção de 8 dias úteis, com início a 10 de novembro. Na realidade, a empresa esforçou-se para que a intervenção decorresse num período mais curto, o que veio a suceder, tendo ocorrido entre 10 a 14 de novembro, com uma visita adicional no dia 17 de novembro.
Durante esta fase, os profissionais destacados para a obra mantiveram contacto permanente com a cliente, assegurando que todas as intervenções iam ao encontro das suas expectativas. Todos os trabalhos realizados tiveram a aprovação expressa da cliente, incluindo pequenas tarefas adicionais solicitadas posteriormente, que foram executadas sem qualquer custo extra.
No final da intervenção de retificação, foi realizada uma visita de verificação, na qual a cliente manifestou estar satisfeita com o resultado obtido. Assim, foi para a empresa totalmente inesperado verificar que a reclamação apresentada nesta plataforma foi feita já em dezembro, após a conclusão dessas intervenções, contrariando a satisfação revelada e não fazendo na reclamação qualquer referência às mesmas nem ao trabalho de retificação já realizado.
Ainda assim, após novo contacto com a cliente por iniciativa da RSANprojetos, fomos informados de que uma das situações — a sanca em LED da cozinha — necessitaria de nova intervenção. Mais uma vez, a RSANprojetos demonstrou total disponibilidade e diligência, tendo sido agendada a respetiva correção para o dia 22/12.
Esta reparação foi realizada no dia combinado mesmo após a cliente ter publicado esta reclamação com omissão de diversos aspetos relevantes, nomeadamente da resolução dos problemas identificados anteriormente. No entanto, importa referir – e esta informação foi passada à cliente no local – que o profissional concluiu que os problemas agora relatados na sanca da cozinha não se deviam à instalação realizada pela RSANprojetos, mas à parede pré-existente da habitação (sobre a qual a nossa empresa nunca interveio). Ainda assim, a RSANprojetos procedeu à reparação sem qualquer custo adicional.
A RSANprojetos reconhece que a fase inicial da obra não decorreu como esperado, mas reafirma que atuou sempre de forma responsável, transparente e colaborativa, procurando resolver todas as situações reportadas pela cliente com prontidão e profissionalismo, mesmo quando ultrapassaram a sua esfera de responsabilidade, na convicção de que este processo reflete a postura séria e responsável da RSANprojetos perante os seus clientes.
A empresa dispõe de registos fotográficos, comunicações por e-mail e validações da cliente que comprovam todo o acompanhamento e as intervenções realizadas.
escreveu (quinta, 11/12/2025 à(s) 10:45):