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Negligência

Resolvida Pública

VetExóticos

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Problema identificado:

Qualidade

Reclamação

M. R.

Para: VetExóticos

27/07/2025

Infelizmente hoje a minha coelha Suelen faleceu devido à vossa extrema falta de profissionalismo e negligência para qual nem consigo encontrar palavras para qualificar. Após a cirurgia de esterilização, voltou para casa e estava sem comer e sem tomar a medicação devida, assim sendo recorremos novamente a vocês e ela ficou internada na clínica durante cerca de uma semana. Voltou para casa e passados poucos dias estava apática, sem comer nem beber água e escondida num canto da casa… mais uma vez fomos com ela para o vosso veterinário onde mais uma vez ficou internada, novamente durante uma semana, semana essa em que cada vez que ligávamos diziam sempre que estava tudo bem, penso inclusive que tenham feito uma ecografia (nunca vi provas de tal nem de que estava a ser medicada sendo que nem sequer explicaram quais eram os medicamentos e que efeitos deveriam fazer), a ecografia pelo que nos foi dito acusou alguns corpos estranhos dentro do intestino e estômago mas segundo a veterinária muito pequenos e que consigam ser expelidos facilmente. Segunda-feira (dia 21/7/25), pelas 20:00h teve alta, no entanto, ainda não comia feno nem ração nas quantidades devidas, o que segundo a veterinária se devia ao facto de não estar no seu ambiente e por isso o melhor a fazer era mesmo trazê-la para casa. Passados 5 dias ela faleceu… 5 dias em que esteve com dores e em sofrimento… 5 dias em que tivemos que insistir bastante para ela comer alguma coisa e beber água e em que rangia os dentes altíssimo, o que me leva a crer que estavam demasiado grandes, uma vez que não eram desgastados há mais de três semanas, tempo em que ela não ingeria feno em quantidades necessárias. Eu não sou profissional da área e cheguei a esta conclusão, ninguém a trabalhar na clínica conseguiu pensar nisto ?! Ou nem se deram a tal trabalho ?! A profissão que exercem não deve ser feita a partir de suposições, deveriam ter avaliado tudo o que tinha de ser avaliado para perceber o estado em que ela se encontrava. Gastámos mais de 800€ na vossa clínica para termos este final em que ela morre em casa nos braços da pessoa que cuidava dela há 5 anos com uma convulsão e a espumar-se da boca… tivemos que pegar no corpo dela e colocá-lo na transportadora uma última vez. Mandaram-na para casa porque não queriam que falecesse convosco ?! Para além do sofrimento que causaram ao animal não conseguem qualificar nem quantificar o sofrimento que nos causaram a nós e tudo porque são incompetentes e não sabem aquilo que estão a fazer, uma vez que nem o nome dela sabiam escrever corretamente apesar de já ter sido corrigido por nós… este é só um pequeno exemplo do péssimo trabalho que fazem por aí. Exijo uma resposta a este email e uma explicação sobre aquilo que aconteceu. E de todo que isto não irá ficar assim, espero que todas as pessoas (porque profissionais não são com certeza) que tiveram alguma participação nos “cuidados” que lhe deram enquanto ela esteve convosco se sinta profundamente mal por saberem o que causaram. Dizer ainda que hoje (dia 26/7/25) liguei para o vosso número de urgência, pelas 15h, pois queria uma explicação para o sucedido e a “veterinária” que me atendeu foi extremamente rude, não teve uma única palavra de empatia, só faltou perguntar-me o que é que eu queria fazer agora e estranhamente após dizer o nome da Suelen ela sabia logo qual era a coelhinha, um pouco estranho sendo que pelo que sei recebem bastantes animais. Quero uma explicação!

Mensagens (1)

VetExóticos

Para: M. R.

28/07/2025

Exma. Sra. Maria Rosa, Antes de mais, queremos expressar as nossas mais sinceras condolências pela perda da Suelen e dizer-lhe que compreendemos a dor sentida neste momento. Sabemos o quanto ela significava para si e para a sua família e que a partida de uma companhia de tantos anos é um acontecimento extremamente marcante. Lamentamos também que a sua experiência com a nossa clínica tenha sido marcada por sentimentos de frustração e desilusão. O bem-estar dos nossos pacientes é, e sempre será, a nossa prioridade. Recebemos o seu email com toda a seriedade que merece e gostaríamos de prestar alguns esclarecimentos relativamente aos cuidados prestados à Suelen durante o tempo em que esteve connosco. A Suelen realizou uma ovariohisterectomia devido à ocorrência frequente de gravidezes psicológicas, o que representava um risco real para a sua saúde a médio e longo prazo. A cirurgia decorreu sem qualquer intercorrência, e a Suelen teve alta no dia seguinte, de acordo com os protocolos clínicos adequados à sua espécie e estado geral. No entanto, dois dias após a alta, recebemos novo contacto da vossa parte a informar que a Suelen se encontrava apática e prostrada, e que estavam a enfrentar dificuldades na administração da medicação e da alimentação de suporte (papa) prescritas na altura da alta. Foi-nos inclusive referido que algumas das medicações não tinham conseguido administrar. Dada a importância de garantir uma boa recuperação pós-cirúrgica, foi prontamente sugerido o internamento da Suelen na clínica para garantir o acompanhamento diário, a administração correta da medicação e a monitorização do seu estado. Durante esse período, fomos comunicando convosco diariamente sobre a sua evolução. Ao fim de aproximadamente uma semana, a Suelen teve alta por apresentar sinais clínicos de recuperação: apetite restabelecido, fezes regulares e comportamento normal. Após cinco dias em casa, contactaram-nos novamente porque a Suelen tinha voltado a demonstrar apatia e falta de apetite. Nesse momento, foi-nos relatado que nos dias anteriores, após a alta médica, ela manteve-se bastante bem e sem qualquer alteração. No entanto, no dia anterior a este episódio teria roído o resguardo plástico que se encontrava na gaiola. Dado o risco envolvido, foi novamente internada com medicação de suporte. Realizámos uma ecografia abdominal, que confirmou a presença de pequenos corpos estranhos gastrointestinais, mas sem sinais de obstrução no momento. Com este exame, foi ainda possível verificar que as suturas cirúrgicas internas apresentavam uma evolução normal. A Suelen foi mostrando sinais de recuperação gradual: começou a petiscar, a fazer fezes e a responder positivamente à terapêutica instituída. Dada a evolução favorável, teve alta novamente, com a orientação expressa de nos contactarem caso houvesse qualquer alteração negativa. Salientamos que, à semelhança da ecografia realizada anteriormente, a mesma foi realizada mediante agendamento e poderia ter sido acompanhada por vós. Por indisponibilidade na altura, não estiveram presentes, mas contactámo-vos assim que o exame foi concluído, como é nossa prática. Juntamos, em anexo, o relatório correspondente à ecografia realizada. Infelizmente, após a última alta, não recebemos qualquer comunicação até ao triste desfecho, nem fomos alertados para sinais de dor ou agravamento clínico. O ranger de dentes, como referiu, é um sinal importante de dor ou desconforto em coelhos, não tem que necessariamente ser por os dentes estarem com sobrecrescimento, e caso nos tivesse sido comunicado, teríamos certamente recomendado uma reavaliação imediata. Relativamente ao contacto telefónico do dia 26, lamentamos sinceramente que a forma como foi atendida não tenha correspondido àquilo que considera adequado, sobretudo num momento de dor tão intenso. Reconhecemos que a conversa ocorreu num contexto de grande emoção e compreendemos o seu estado de revolta perante a perda da Suelen. Ainda assim, a empatia e o respeito são valores essenciais no nosso atendimento e iremos averiguar internamente o que se passou para garantir que todas as situações de luto sejam sempre acompanhadas com a sensibilidade que merecem. Quanto ao facto de a médica ter identificado de imediato a Suelen, gostaríamos de esclarecer que realizamos reuniões clínicas diárias, nas quais são discutidos todos os casos em acompanhamento. É precisamente por isso que todos os membros da equipa estão atualizados sobre os nossos pacientes, o que permite um seguimento mais atento e personalizado, algo que valorizamos profundamente. Compreendemos que nada do que possamos dizer ou fazer poderá alterar o desfecho, mas queremos garantir-lhe que em momento algum houve intenção de omitir informação, nem de negligenciar a Suelen, até muito pelo contrário. Trabalhámos com base nas informações clínicas disponíveis e sempre com o objetivo de proporcionar o melhor tratamento possível. Compreendemos que o desfecho tenha sido doloroso e frustrante, mas asseguramos que todos os procedimentos seguiram os protocolos indicados. Mais uma vez, lamentamos profundamente a perda da Suelen e a dor que esta experiência lhe causou. Permanecemos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional. Com consideração, Ana Mendes, CP 5359 Diretora Clínica da VetExóticos


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