RECLAMAÇÃO
Assunto: Reclamação sobre imperícia, negligência veterinária e impacto na saúde da minha cadela.
Exmo. Sr./Exma. Sra.,
Venho por meio desta expressar minha extrema insatisfação e preocupação com o tratamento recebido pelo meu cão na clínica veterinária VetOeiras.
No dia 20/6/2024, minha cadela esteve em consulta com Dr. Luís Chambel.
Após a consulta, o veterinário prescreveu a medicação LIBRELA, sem devida orientação ou advertência adequada sobre os possíveis efeitos colaterais.
Infelizmente, minha cadela começou a apresentar um quadro severo de convulsões focais e alterações comportamentais - poliuria, polidipsia, ataxia, agitação noturna, arfar pesado e sialorreia - logo após iniciar o tratamento recomendado.
Esta situação foi extremamente angustiante e preocupante para mim e para meu animal de estimação, que claramente estava sofrendo devido aos efeitos adversos da medicação.
Entrei em contacto com a clínica assim que notei os novos sintomas e pedi para falar com o veterinário. Expliquei a situação à atendente. A atendente disse- me que ele estava ocupado e que não poderia atender. Um tempo depois, ela me ligou de volta e me passou o RECADO dado pelo dr. Luís, a dizer que nenhum desses sintomas novos tinham relação com a medicação prescrita.
Nesse ponto, muito preocupada, comecei a procurar a bula da medicação para ver se havia algum desses sintomas relatados como efeitos colaterais.
Encontrei não só a bula, mas diversas informações na internet sobre os danos que essa medicação vem fazendo aos cães, inclusive levando muitos à morte.
Liguei novamente para a clínica para falar sobre isso com o veterinário e saber se poderia dar alguma medicação que amenizasse o sofrimento da minha cadela.
Dr Luís não pôde atender novamente, nem retornou meu contacto. Perguntei sobre uma reavaliação, e fui informada que deveria pagar nova consulta para tal.
Esperei o contacto, que não ocorreu. Resolvi então enviar um e-mail expondo a situação, e somente assim obtive alguma resposta do Dr. Luís, mas sempre a mesma: que os sintomas não tinham a ver com a medicação, mesmo constando na bula!
Apesar dos sintomas graves manifestados pelo meu cão, o Dr. Luís não demonstrou qualquer iniciativa para revisar o caso ou oferecer assistência adicional, mesmo após eu enviar um e-mail a dizer que poderia levar a cadela para ser observada novamente por ele.
Não recebi nenhuma ligação subsequente da clínica para verificar o estado do meu animal ou para fornecer orientações sobre como proceder diante da emergência médica que ele estava enfrentando.
Como responsável pelo bem-estar da minha cadela, considero essa falta de acompanhamento e suporte profissional totalmente inaceitável e NEGLIGENTE.
Prescrever uma medicação sem informar os tutores sobre os possíveis efeitos colaterais graves e mais ainda, DESCONHECER a existência desses efeitos, configura claramente IMPERÍCIA.
Esperava, no mínimo, uma postura proativa por parte da equipe da clínica veterinária para mitigar os danos causados à saúde do meu animal de estimação.
Diante do exposto, solicito que medidas sejam tomadas imediatamente para investigar essa situação e garantir que nenhum outro animal seja submetido a tratamentos inadequados e desatenciosos como o minha cadela foi.
Além disso, exijo uma explicação formal e um plano de ação para reparar o dano causado à saúde e ao bem-estar da minha cadela.
Estou disponível para discutir esta questão pessoalmente e espero uma resposta rápida e satisfatória por parte da clínica veterinária.
Atenciosamente,
Nicole Lotufo.