Tentei adquirir na BOL (bilheteira on line) 2 bilhetes para um concerto no F.I.M.E. organização da Academia de Música de Espinho
Un dos bilhetes destinado a um idoso devia beneficiar de preço reduzido.
Ora não é possível efetuar o pagamento on line com o cartão bancário ,pois segundo informação par mail da instituição , o bilhete a preço reduzido só pode ser pago via MBWay, que é pouco utilizado pelos mais idosos ou diretamente no local do festival.
Na cidade do Primeiro Ministro um organismo cultural, subvencionado pelo dinheiro público, pratica a discriminação dos idosos que de facto , são menos cidadãos que os restantes.
VERGONHOSO.
Enviei mensagens de protesto, em contrapartida foi-me dada uma resposta tipo “empurra com a barriga para a frente” – consideram que somos todos cretinos e que estamos dispostos a ser abusados por falsas promessas.
As razões dadas são de uma total inépcia, podem controlar a idade pedindo simplesmente o scan do cartão de cidadão, é trágico de admitir que todos os portugueses são escroques prontos a defraudar por um punhado de €.
A leitura da explicação do F.I.M.E. deixa-me perplexo - para " evitar situações de uso indevido " talvez fosse mais inteligente pedir o envio do scan do cartão de cidadão no momento da encomenda, ou na entrada da sala onde há sempre funcionários que podem fazer tal controlo.
Aliás o estado de espírito que sub-jaz a esta resposta é que os idosos são uns larápios, ou pior ainda que a idiossincrasia de todos os portugueses é serem desonestos... triste opinião sobre os vossos concidadãos, resquícios da mentalidade da época Salazarista. ..
Cúmulo da argumentação - a obrigação de ir comprar à bilheteira sem que os horários de funcionamento estejam claramente indicados e ignorando que muitas vezes a necessidade de deslocação é um travão às atividades dos idosos.
No ano de graça de 2025 vocês utilizam métodos de outros tempos - talvez seja tempo de despertar .
LAMENTÁVEL.
Do ponto de vista do direito o F.I.M.E. ignora:
o Estatuto da Pessoa Idosa [XXIV Governo Constitucional]:
Este estatuto visa promover um envelhecimento ativo, digno e valorizado por todos, garantindo que os idosos tenham acesso a todos os direitos e proteções necessárias para uma vida digna .
Para um envelhecimento ativo, digno e valorizado por todos
Dos grandes princípios teóricos à prática vão léguas, assim o princípio “participação em atividades culturais com preços reduzidos” é viciosamente contornado pela utilização aquando das vendas on line de uma exclusão – os idosos devem comprar os bilhetes em bilheteira o que os obrigam a uma deslocação inútil, sob o pretexto falacioso de controlo da idade !