Exmos. Senhores,
Sou titular de uma apólice de seguro de saúde da Vossa companhia, e no passado dia 2 de julho remeti para reembolso 3 despesas, que reportavam à data de 20 de junho. Uma vez que as 3 despesas estavam interligadas e o recibo era comum às 3 faturas, contactei o serviço de apoio ao cliente e pedi orientação para a melhor forma de submeter as despesas de forma clara.
Seguindo as orientações recebidas, submeti cada uma das faturas individualmente, acompanhada do recibo ( que era comum às 3 faturas) e de uma nota explicativa do encadeamento dos documentos.
Uma vez que tem sido recorrente maior demora no processamento das despesas, pedi auxílio ao meu mediador de seguros, uma vez que tinha estes 3 processos a decorrer, bem como mais 2 da minha filha.
A resposta obtida foi
" Caro Parceiro,
No seguimento do seu contacto, informamos que as despesas com faturas nº FISF202400658687 e FISF202400666588 foram pagas no dia 16-07-2024, e o valor deverá ser rececionado pela Aderente durante os dias úteis seguintes.
Relativamente à despesa com fatura nº FISF202400658693, a mesma encontra-se em análise, sendo que tentaremos concluir a mesma com a maior celeridade possível.
Mais informamos que de acordo com o Artigo 24º, Ponto 2, das Condições Gerais, nas prestações indemnizatórias, a MGEN pagará o montante devido no prazo de 15 (quinze) dias úteis após a receção dos pedidos de reembolso devidamente acompanhados dos justificativos necessários para a regularização do sinistro"
Entretanto, e porque é relevante para o caso que reclamo, informo que das despesas remetidas no mesmo dia, relativas ao mesmo episódio de saúde e com documentos em comum, duas delas já foram analisadas e os reembolsos pagos a dia 16 de julho: Sinistro 241032244 e Sinistro 241033172.
A despesa que ficou para trás foi precisamente aquela de valor mais elevado, o que não posso deixar de acreditar que tenha sido uma ação deliberada, devido ao valor em questão, o que a ser verdade, revela uma atitude inqualificável !
Hoje, a dia 26 de julho, 18 dias após o envio das despesas para reembolso, acompanhadas de todos os documentos necessários à sua análise, após 2 contactos telefónicos para pedir esclarecimentos sobre a situação, é-me dito que a seguradora está com muitos pedidos de reembolsos e que eu tenho de aguardar!
Exmos Srs não é forma de responder a nenhum cliente, não é resposta aceitável para dar a nenhum cliente! Se há aumento nos processos, decorre no aumento de clientes que têm ou que procuram seguros, situação perfeitamente constatável, e como tal há que aumentar os recursos necessários para esta demanda! Não é de todo aceitável, impor que o cliente aceite um desrespeito às Vossas Condições Gerais, quando tal é da Vossa conveniência!!
Quando chega a data de pagamento da vossa mensalidade, eu não digo ao banco para recusar "porque tenho muitos pagamentos e vocês têm de esperar"!
Eu não contratei um novo seguro, não sou uma nova cliente a ter um seguro de saúde, eu fiz uma mudança de companhia de seguro, seguindo o conselho do meu mediador, que muito aconselhou os Vossos produtos e a Vossa companhia.
Estou bastante insatisfeita com aquilo que tem sido a Vossa prestação nos últimos meses, que sob a justificação de estarem a fazer alterações para melhorias no atendimento ao cliente, tem sido recorrente o atraso no pagamento dos reembolsos, inclusive a recusa de pagamento de reembolso de consultas de psicologia da minha filha, quando já foram enviadas e reembolsadas várias destas mesmas consultas, sempre acompanhadas dos mesmos documentos, e que me levou a contactar o serviço de apoio ao cliente, apenas para descobrir, eu e o funcionário que atendeu o meu pedido, que a pessoa que abriu o processo de reembolso daquela despesa ou nem se deu ao trabalho de ver os documentos anexos ou pura e simplesmente os ignorou!!
Pergunto se isto é a linha de conduta para análise nos Vossos serviços e qual é a melhoria no atendimento que está aqui a ser desenvolvida, porque eu enquanto consumidora, com franqueza não a vejo em lado algum.
Sendo titular de outros tipos de seguros, vejo que em boa hora optei por esperar para fazer também a mudança para a Vossa seguradora, pois com franqueza, não está a corresponder ao esperado.
Em todos os contactos que fiz, frisei claramente que queria as chamadas gravadas para que não restassem dúvidas, solicitei diversas vezes o contacto com um supervisor, o que foi sempre negado.
Na sequência do envio desta reclamação quer ao Departamento de Reclamações, quer ao Provedor do Cliente da MGEN, 4 dias depois recebo uma resposta do Departamento de Gestão de Reclamações em que informam que naquela data, 2 dias úteis depois, foi finalmente aberto o processo de análise do meu pedido de reembolso de despesa, mas como a mesma é referente a uma despesa cirúrgica, é muito complexo e como tal vai demorar mais tempo, situação que voltei a reclamar não estar descrita expressamente em lugar algum das condições contratuais. Aquilo que constato, é que a atitude deliberada da MGEN foi selecionar a despesa de maior valor e logicamente maior impacto financeiro para mim, e pura e simplesmente deixá-la de lado sem sequer abrir processo de análise, fazendo desta forma um rendimento de tempo útil para pagamento muito superior aos 15 dias úteis que estabelecem para pagamentos, resultando em atitudes deliberadamente incorretas e lesivas para os interesses dos clientes.
Nesta perspetiva, e não tendo recebido mais nenhuma comunicação quer do Departamento de Gestão de Clientes, quer do Provedor do Cliente, que nem se dignou a tomar conhecimento, não me resta outra solução que não partir para outro tipo de ações muito menos desejáveis para mim, e acredito que igualmente para Vós.
Não tenho dúvidas, que ao fim de mais de 20 dias úteis, irão "arranjar" documentação adicional injustificada para juntar ao processo, contribuindo desta forma para o arrastar do pagamento de uma obrigação à qual estão legalmente vinculados.
Solicito esclarecimentos e reembolso imediato da despesa que tenho em espera há 21 dias úteis, mais uma vez frisando que nos termos das Vossas Condições Gerais, já ultrapassou o prazo de solução da mesma.
Cumprimentos.