back

Não aplicadas as leis do consumidor

Não resolvida Pública

Nutrima

Reclamar

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. M.

Para: Nutrima

05/08/2025

Exmos. Senhores Estive hoje (05/08/2025) na loja física da Nutrima e tive uma resolução bastante negativa de um problema. Um produto (caixa de hamsteres) estava marcada a um preço na estante e quando cheguei à caixa o artigo estava a passar a um preço completamente diferente. Desde modo informei a funcionária que estava a registar as compras e a mesma chamou o gerente, que só me soube dizer que não poderia fazer o preço que estava exposto o artigo mas que teria que fazer o preço real visto que não seria o mesmo produto. Expliquei diversas vezes ao gerente que eu não tinha culpa do artigo estar exposto a um preço mais baixo e que a lei do consumidor assim manda fazer o preço que está assinalado, não tendo o cliente culpa. Deste modo o gerente continuou a afirmar que não ia fazer o preço que estava exposto e que nós teríamos que pagar o valor original do artigo. Assim, gostaria de apresentar reclamação não só relativamente à situação em si, como também do gerente que não sabe as leis do consumidor.

Mensagens (2)

Nutrima

Para: C. M.

05/08/2025

Exma. Senhora, Agradecemos desde já o contacto e o tempo que dedicou a partilhar a sua experiência na nossa loja física no passado dia 5 de agosto de 2025. Lamentamos sinceramente qualquer desconforto que a situação lhe possa ter causado e agradecemos a oportunidade de esclarecer os factos. Após análise do sucedido, confirmamos que o produto em questão, uma casa de hamsters, se encontrava exposto numa prateleira cuja etiqueta de preço não correspondia ao artigo efetivamente ali colocado. Sobre a aplicação do preço exposto gostaríamos de esclarecer que, de acordo com a legislação portuguesa, nomeadamente, ao Decreto-Lei n.º 330/90, artigo 10.º, relativo à publicidade enganosa, e Artigo 224.º do Código Civil, sobre erro na declaração de vontade, a obrigação de praticar o preço exposto só se aplica quando o produto corresponde ao artigo anunciado na etiqueta. Quando há uma discrepância entre o produto e a descrição da etiqueta, nomeadamente ao nível da marca, características ou apresentação, e essa diferença é percetível, a loja não está vinculada ao preço exposto, dado que este não corresponde ao produto efetivamente apresentado. No caso reportado, a etiqueta, tal como indica, dizia respeito a outro artigo, e o produto por si recolhido estava numa localização incorreta, o que foi prontamente confirmado pelo nosso colaborador. Foi também explicado que se a etiqueta correspondesse ao produto em causa seria feito de imediato o valor apresentado na etiqueta, não sendo este o caso, pois o produto não era o mesmo. Agradecemos também a referência à abordagem do nosso gerente. Embora compreendamos o seu desagrado, garantimos que a atuação do mesmo se baseou no cumprimento estrito da legislação aplicável e dos procedimentos internos, sem qualquer intenção de desrespeito ou má-fé. Informamos ainda que, no momento, foi-lhe prestada toda a informação necessária e, por opção, decidiu não adquirir o produto ao preço correto. Deste modo, a situação ficou resolvida de imediato, sem qualquer encargo para si. Não obstante, tomámos nota do seu comentário e reforçaremos internamente a comunicação clara e empática com os nossos clientes, mesmo em situações delicadas. Na Nutrima temos como prioridade a transparência e a confiança nas relações com os nossos clientes, motivo pelo qual prestamos sempre a informação mais correta e legalmente fundamentada. Continuamos totalmente disponíveis para qualquer esclarecimento adicional. Com os melhores cumprimentos, De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 5 de agosto de 2025 16:01 Para: geral@nutrima.pt Assunto: Não aplicadas as leis do consumidor ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

C. M.

Para: Nutrima

05/08/2025

Exmos. Senhores, Agradeço a vossa resposta relativamente à situação ocorrida, contudo, venho por este meio manifestar o meu desacordo com o enquadramento legal que me foi apresentado. Compreendo que possa haver situações em que o artigo exposto numa prateleira não corresponda exatamente à descrição da etiqueta afixada, no entanto, importa sublinhar que o consumidor não tem obrigação de conhecer a organização interna da loja nem as movimentações dos produtos nas prateleiras. A responsabilidade por assegurar a correspondência entre o artigo exposto e a respetiva etiqueta é exclusivamente do estabelecimento comercial. No caso em concreto, o produto encontrava-se numa prateleira com uma etiqueta de 13,90€, sem qualquer indicação de que se tratava de um artigo diferente ou de que poderia haver um erro de exposição. A ausência de uma distinção clara entre os produtos, aliada à falta de sinalização ou informação por parte da loja, leva o consumidor a assumir que o preço anunciado corresponde ao artigo ali colocado. Por fim, gostaria de reforçar que, embora a compra não tenha sido concluída, a minha reclamação não tem como objetivo a aquisição do artigo a um preço mais baixo, mas sim o princípio da defesa do consumidor e a necessidade de transparência, responsabilidade e correção de práticas no atendimento ao público. Agradeço a vossa atenção e espero que esta situação sirva como base para melhorar os procedimentos internos, evitando que outros consumidores enfrentem situações semelhantes no futuro.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.