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Médico de familia com agenda bloqueada/ ausência de soluções

Não resolvida Pública

USF Abel Salazar

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Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. G.

Para: USF Abel Salazar

19/06/2024

Exmos. Senhores, Há cerca de um mês estive no USF Abel Salazar para pedir uma consulta com a minha médica de família, ou outro que tivesse a disponibilidade para me atender. Explicaram-me que a médica não tem agenda disponível, informação que posso confirmar na minha área pessoal da página SNS 24. Afirmaram, ainda, existirem duas possibilidades: ou aguardava ou optaria por uma consulta aberta. Os meus sintomas não são urgentes e, portanto, podia aguardar algum tempo. A opção da consulta aberta parece-me francamente insatisfatória dado ser a única opção para situações mais urgentes e não faz sentido ocupar a vaga de alguém que efetivamente pode precisar dessa urgência. A situação manteve-se e decidi recorrer a uma consulta num Hospital privado que confirmou a necessidade de algumas análises. Pedi à médica da CUF que num pequeno relatório colocasse a necessidade destas análises para que pudesse entregar no meu Centro de Saúde. Os vossos administrativos aceitaram este relatório e fiquei a aguardar. Hoje, a 19 de Junho, uma semana depois alguém do vosso espaço ( não soube identificar-se ) explicou que a médica " não passa os exames, porque não pode". Como qualquer cidadão desconto mensalmente um valor elevado para que todos tenhamos acesso à saúde pública e é bastante frustrante perceber que, mesmo tentando compreender a escassez de profissionais de saúde e optando por uma consulta no sector privado, quando preciso não há um único médico disponível para mim. Gostava, por favor, que me informassem se no espaço não há um médico com a possibilidade de gastar dois minutos para me ligar, fazer uma teleconsulta e ajudar-me. Não culpo, no entanto, os escassos médicos disponíveis, mas um sistema que prevê que determinado doente esteja alocado a um médico e que este não está disponível para agendar consulta ou encaminhar a situação. ( Apesar de reconhecer uma honesta apatia e desmotivação, uma tele consulta tomariam 2 minutos ) Pelo que, se esta exposição for da competência de outro alguém responder, façam-na chegar ao verdadeiro destinatário., por favor. No que toca à possibilidade da consulta aberta não é a opção desejável para ninguém. Quantas vezes por não existirem vagas suficientes para todos os doentes tive que recorrer a uma consulta nas urgências hospitalares ? Posso assegurar que muitas! E quantos dessas vagas não foram ocupadas por situações que podiam ser resolvidas numa consulta marcada previamente com o médico de família? A luta por um SNS para todos é de todos. Cumprimentos


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