Descrevo a situação que motivou esta reclamação:
No dia 03/07/2024, adquiri na empresa RPV Automóveis, Unipessoal Lda um Audi A3 Sportback 1.6 TDI, matrícula 19-LN-63.
Desde o momento da compra, o veículo apresentou vários problemas relacionados com a zona dos injetores:
• Com menos de um mês de utilização, o carro teve de ir duas vezes à oficina devido a fuga de óleo pelos vedantes dos injetores.
• Numa dessas situações, o veículo ficou imobilizado, deixando-me literalmente parado na estrada, porque um dos parafusos dos injetores estava desapertado, originando perda de compressão e impedindo o motor de funcionar corretamente.
Mais tarde começaram também a surgir:
• trepidação intensa do motor ao ligar a frio, com falha evidente de um cilindro;
• barulho anormal na zona dos injetores;
• funcionamento irregular em andamento, com pequenas quebras de potência;
• ruído proveniente do eixo traseiro;
• indicação de revisão pendente no painel.
Para identificar corretamente a origem das anomalias, desloquei-me à Audi Évora, onde foi efetuado diagnóstico oficial (fatura, relatório e orçamento anexos).
No relatório foram identificados, entre outros:
• necessidade de substituição do injetor do 4.º cilindro;
• recomendação de substituição do 1.º injetor devido a valores fora do normal;
• substituição de vedantes, parafusos, anilhas, juntas e tubos de retorno;
• lavagem do circuito de combustível e substituição do filtro;
• correção de ruído no eixo traseiro devido a má colocação do centro da jante;
• indicação de possíveis folgas e fuga de óleo a verificar.
O orçamento total da Audi ascende a 1.846,99 €.
No dia 15/11/2025 desloquei-me ao stand para apresentar o relatório e acionar a garantia legal. Contudo, a empresa recusou assumir qualquer responsabilidade, alegando que:
• “o carro está a andar, portanto não tem problema”;
• a garantia “só cobre motor ou caixa”;
• o facto de o diagnóstico ter sido feito na marca exclui a garantia.
Tais justificações não correspondem ao disposto no DL 84/2021, que prevê garantia legal para bens de consumo usados, incluindo defeitos que se manifestam nos primeiros meses após a compra.
Face à recusa do vendedor em avaliar ou reparar os defeitos, solicito a intervenção da DECO PROTeste para mediação e garantia do cumprimento da lei.
Aguardo orientação.