No seguimento da reclamação feita no livro de reclamações da clínica dentária Noivo e Noivo (09/09/2020), e após pedir esclarecimentos presencialmente na clínica (20/05/2021) e não ter obtido qualquer resposta até à data, venho por este meio expor novamente a situação para que me seja apresentada uma solução.A 11 de novembro de 2018 dirigi-me a esta clínica, uma vez que era a única na minha àrea de residência com acordo com a ADSE, queixei-me de um estalar constante do maxilar (bruxismo) e que sentia os dentes a ficarem tortos, foi me recomendado pelo Dr. António Noivo a colocação de uma goteira de contenção. Nesse mesmo dia fiz os moldes, efetuei o pagamento e passados alguns dias ligaram-me para levantar a goteira (fatura em anexo). Menos de um mês a utilizar a goteira, estava a almoçar e senti um estalo muito forte no maxilar, que me provocou uma dor intensa, e passei a ter um bloqueio da abertura da boca e uma dor constante a mastigar. Em fevereiro, com o agravamento da dor, decidi dirigir-me a um dentista especialista em DTM/ Oclusão no Hospital da Luz, informou-me que a utilização do aparelho de contenção num doente com bruxismo (tratamento recomendado pelo Dr. António Noivo) provoca em muitos casos uma Distunção temporomaninbular, que resulta em dor orofacial e bloqueio na abertura. Recomendou-me fazer uma Ressonância Magnética para comprovar este diagnóstico, cujo relatório se encontra em anexo. Após mostrar este exame ao Dr. Joaquim Reis (Hospital da Luz), recomendou-me fazer sessões de fisioterapia para a reabilitação da ATM (prescrição médica em anexo) e após as sessões colocar uma goteira de relaxamento. Segue em anexo algumas das despesas que tive em exames, consultas e fisioterapia de reabilitação no Hospital da Luz que totalizam pelo menos 350€, devido a um erro de tratamento por parte do Dr. António Noivo. Resolvi dirigir-me novamente à clínica e falar com o Dr. Noivo, para expôr o que aconteceu para assegurar que este incidente não se repetiria com outros pacientes. Prontamente o Dr. António Noivo disse-me que após concluir todas as minhas sessões de fisioterapia no Hospital da Luz faria-me a goteira de relaxamento a custo de produção para se desculpar do incidente. A 15 de outubro de 2019 fui à clínica fazer os moldes, fiz o pagamento de 60€ (sendo que pagaria os restantes 60€ quando fosse levantar a goteira), segue em anexo a fatura e o recibo. Combinamos que quando a goteira de relaxamento estivesse pronta iriam entrar em contacto para eu ir buscar e verificarmos se fazia o encaixe correto (à semelhança da goteira de contenção). Passados 2 meses, face à falta de contacto liguei para a clínica e informaram-me que se ainda não tinham ligado era porque ainda não estava pronta e portanto deveria aguardar. Em Março de 2020 voltei a contactar sem sucesso (penso que a clínica estava encerrada devido ao confinamento), volto a ligar em Maio (para o telemóvel que a página de facebook da clínica publicou para casos urgentes) e dizem-me que face às restrições da pandemia que não estavam a fazer as consultas de oclusão para poderem entregar a goteira. Esta situação foi se arrastando e apenas a 9 de Setembro de 2020 foi possível marcar consulta para me darem a goteira de relaxamento e verificar se ainda dava ou se era necessário fazer outra, uma vez que já se tinha passado quase um ano após fazer os moldes. No dia 9 de Setembro após a minha consulta ter atrasado 3 horas, decidi pedir o livro de reclamações, expus toda esta situação no formulário de reclamação e após terminar informaram-me que uma vez que tinha escrito no livro de reclamações não me poderiam consultar. Pedi então que me devolvessem os 60€ que já tinha pago pela goteira, pois nesse caso iria fazer noutra clínica, recusaram-se devolver-me o dinheiro pago, e até hoje nem devolveram dinheiro nem goteira, quase 2 anos após o pagamento. Apesar da forte necessidade ainda não fiz a goteira de relaxamento, uma vez que a clínica diz que entrará em contacto com uma solução e a solução poderá ser fazerem-me uma nova goteira de relaxamento. Já me dirigi presencialmente à clínica e a resposta que deram é que vão entrar em contacto com a solução. O tempo vai passando, as minhas dores continuam, apesar da fisioterapia nunca recuperei o normal funcionamento da articulação. Peço uma solução urgente para esta situação.Cumprimentos, Patrícia Duro