back

Falhas Estruturais e Licenciamento Irregular em Imóvel Novo, Paredes

Não resolvida Pública

Bónusfracção Unipessoal Lda.

Reclamar

Problema identificado:

Resolução do serviço

Reclamação

M. L.

Para: Bónusfracção Unipessoal Lda.

12/11/2024

Exmos. Senhores da DECO, Venho por este meio solicitar a vossa intervenção relativamente a várias inconformidades e graves falhas de segurança identificadas no imóvel que adquiri, situado na Rua Cruz Vermelha, em Vilela, Paredes. Estes problemas têm gerado um impacto negativo na minha segurança e bem-estar, e a entidade responsável pelo imóvel não assume a sua correção, atribuindo a responsabilidade ao empreiteiro. Seguem os principais pontos da situação: Falta de Segurança e Deficiências Estruturais: Um incidente grave já ocorreu, com o desprendimento e quebra de um vidro da varanda, colocando em risco a integridade física dos residentes. A par disso, são visíveis várias infiltrações no imóvel, que afetam diretamente a habitabilidade e segurança, entre outras alterações ao projeto inicial sem parecer favoravél e que causam problemas graves estruturais. Licenciamento e Termo de Responsabilidade Emitidos Indevidamente: A licença de habitabilidade e o termo de responsabilidade (46/21LI) foram passados antes da conclusão das obras, o que é ilegal. Prova disso foi a conclusão das casas de banho após a emissão dos documentos, que resultou em problemas como um forte odor a esgoto, causado pela má execução do serviço. Incumprimento de Normas de Segurança Obrigatórias: Falta uma porta de segurança entre a garagem e o resto da casa, obrigatória por lei (DL 220/2008 e portaria 1532/2008). A porta de entrada do imóvel também não corresponde às restantes do loteamento, criando uma disparidade que compromete a harmonia do projeto aprovado. Falta de Responsabilidade por Parte da Entidade Responsável: A entidade responsável pela obra atribui as falhas ao empreiteiro, o que considero inaceitável, uma vez que estas inconformidades deveriam ter sido evitadas com uma fiscalização adequada. Solicitação de Apoio: Peço o vosso apoio para resolver esta situação, que se traduz num claro desrespeito pelos direitos do consumidor e numa violação das normas de segurança. A gravidade dos problemas exige uma intervenção urgente e eficaz. Estou disponível para fornecer mais detalhes e documentação necessária. Agradeço a vossa atenção ao caso e espero uma resposta célere e a vossa mediação para assegurar o cumprimento dos direitos do consumidor e das normas de segurança aplicáveis. Com os melhores cumprimentos, ML

Mensagens (2)

Bónusfracção Unipessoal Lda.

Para: M. L.

27/11/2024

@@REF_ID@7640108a9702f4bb4d@REF_ID@@ Exmos. Senhores, Os nossos cumprimentos. Por reporte à reclamação supra identificada, vimos pronunciar-nos da seguinte forma: Ponto Prévio A nossa empresa não prestou qualquer serviço ao reclamante e desconhece o mesmo. *** Posto isto, convém sublinhar que a matéria inserta na reclamação é totalmente infundada, pelo que se impugna “in totum”. O reclamante limita-se a carrear para a sua narrativa, uma série de afirmações/conclusões, mas não as sustenta numa prova mínima, que seja. Ao invés do que consta da reclamação, o licenciamento e o termo de responsabilidade foram emitidos ao abrigo e de acordo com a legislação em vigor. No que concerne à porta de segurança, aquando da fiscalização efetuada, a mesma existia no imóvel. Não deixa de ser estranho, que o reclamante antes de comprar o imóvel, a ser verídico o que relata, o que não se concede, no momento da compra daquele, não tenha verificado se o mesmo se encontrava nas condições convencionadas e sem vícios. Nem sequer resulta da reclamação, que o reclamante tenha procedido à denúncia de qualquer defeito do imóvel, junto do vendedor, ou que tenha recorrido ao regime jurídico da compra e venda defeituosa previsto nos arts. 913.º e seguintes do Código Civil, o que realça o nosso assombro. Quanto aos documentos anexos à reclamação, os mesmos vão impugnados, no que respeita ao seu conteúdo, caráter e alcance probatórios, Finalmente e sem prescindir do supra mencionado, a nossa empresa é alheia a toda e qualquer desconformidade/defeito que eventualmente possa existir no imóvel. Assim, Face ao exposto, a solicitação que o reclamante faz à DECO, padece em absoluto de fundamento, pelo que deverá ser indeferida. Atentamente, --- Arquitectura, Topografia Engenharia Rua Coronel José RibeiroCosta Júnior, 20 4580-136, Paredes contatos: 255 782 542 (chamada para rede fixa nacional) 963 965 351 (chamada para rede móvelnacional) ... A informação contida nesta mensagem, e os ficheiros anexos, é privilegiada e confidencial, destinando-se exclusivamente ao(s) destinatário(s).Se não é o destinatário (ou o responsável pela sua entrega ao destinatário) e recebeu a mesma por engano, fica notificado que é estritamente proibido reproduzir, guardar ou distribuir toda ou qualquer parte desta mensagem e ficheiros anexos. Por favor reencaminhe a mensagem para o responsável pelo seu envio ou contacte-nos por telefone e elimine a mensagem e ficheiros anexos do seu computador, sem os reproduzir. Antes de imprimir pense no meio ambiente.Só imprima se for realmente necessário.

M. L.

Para: Bónusfracção Unipessoal Lda.

02/12/2024

Exmos. Senhores, Na qualidade de mandatário, venho, por este meio, reiterar a manifestação de profundo desagrado e perplexidade perante a conduta reiteradamente imprópria da Vossa empresa, que, em múltiplos canais oficiais, tem divulgado informações factualmente incorretas e manifestamente desprovidas de sustentação na realidade. Inclui-se, ainda, a tentativa de desviar o foco da questão para outras entidades, sendo que os assuntos a elas relacionados já se encontram em processo de resolução há considerável período de tempo. Cumpre destacar, a título de exemplo, a alegação veiculada de que, aquando de uma fiscalização, uma porta de segurança estaria devidamente instalada no local, tendo portanto, subsequentemente, sido alegadamente retirada. Tal afirmação, além de ser totalmente inverídica, revela uma grave desconexão com factos objetivos, já que é do conhecimento de dezenas de trabalhadoras que a mencionada porta jamais esteve presente em qualquer momento,E até mesmo o construtor/vendedor alega desconhecimento da sua existência, escudando-se no enquadramento legal. Importa ainda referir que, como elemento probatório básico, deveria existir uma fatura comprovativa da aquisição da referida porta, o que, evidentemente, não se verifica. Esta conduta é suscetível de levantar sérias reservas quanto à integridade e transparência das práticas adotadas pela Vossa empresa, comprometendo, de forma evidente, não só a relação de confiança com os consumidores, mas também o estrito cumprimento das obrigações legais que sobre vós recaem. O presente constitui um alerta sobre a gravidade da situação e o impacto das práticas reportadas, sendo o exemplo supra apenas uma das inúmeras situações passíveis de análise. Exige-se, por conseguinte, uma explicação cabal e fundamentada, acompanhada das medidas necessárias à retificação da conduta e reposição da verdade. Sem outro assunto de momento, aguardo resposta célere, sob pena de reserva de todos os direitos que possam ser exercidos em defesa do meu interesse.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.