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Episódio de urgência

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

P. V.

Para: Centro de Saúde de Darque

17/03/2023

Na sequência de uma lombalgia aguda, que me incapacitava ao ponto de não conseguir permanecer de pé ou sentado, telefonei para o SNS24 para perguntar o que devia fazer. Disseram-me que iria receber um contacto do Centro de Saúde até às 12h37m e, caso não recebesse, que me deveria deslocar ao mesmo Centro de Saúde de Darque a essa hora. Foi o que aconteceu. Tive que fazer a deslocação de automóvel, com grande sacrifício e agravamento da minha situação clínica. Quando lá cheguei disseram-me que não tinham recebido qualquer notificação do SNS24 e que, na melhor das hipóteses, só seria atendido por um médico às 16h30. No meu estado era impossível esperar 4 horas. Seria impossível estar sentado e de pé vou agravando a situação. Não havendo possibilidade de me deitar de forma a proteger a coluna, optei por regressar a casa, apesar de me terem sugerido ir à urgência do Hospital de Viana do Castelo, que não era uma opção, pois já estava em sofrimento devido à viagem de automóvel que tinha feito e não queria sujeitar-me a mais horas de espera nestas condições. Portanto, a minha reclamação tem origem em duas falhas graves do sistema. Primeiro, uma total descoordenação entre o SNS24 e o Centro de Saúde, em que o Centro de Saúde desvaloriza totalmente o atendimento de urgências (pessoas conhecidas disseram-me que é recorrente), o que se demonstra pela resposta que me deram: Não sabemos porque é que o SNS24 nos envia utentes, quando nós nem sequer podemos fazer exames aqui. Segundo, uma pessoa na minha situação não se pode sujeitar a deslocações nas condições em que estava, sendo que parece que o SNS não tem uma resposta clara sobre o que fazer nesta situação. Note-se que o meu problema de saúde já está referenciado com a minha médica de família. Não é a primeira vez que me acontecem estas lombalgias. Portanto, o SNS deveria adaptar-se aos tempos modernos e possibilitar consultas por videoconferência, pelo menos neste tipo de casos. Em resultado desta ausência de resposta do sistema, estou a automedicar-me baseando-me no que já me prescreveram no passado, correndo o risco de não o fazer adequadamente. Apesar disso, como não tenho prescrição, não estou a utilizar o relaxante muscular que me foi prescrito no passado. Portanto, presumo que o efeito isolado do anti-inflamatório que estou a tomar atualmente não tenha o mesmo benefício para a melhoria da situação clínica que teve o conjunto dos medicamentos que me prescreveram no passado. Outra consequência desta situação é o problema da baixa médica. Como é que a obtenho? Sou trabalhador independente e estou inativo há cinco dias. Presumo que irei ficar inativo mais uns tempos. Como faço para minimizar o rendimento que perdi? Vou ao Centro de Saúde marcar uma consulta quando estiver bem de saúde?

Mensagens (2)

P. V.

Para: Centro de Saúde de Darque

12/04/2023

DATA NOT AVAILABLE

P. V.

Para: Centro de Saúde de Darque

12/04/2023

Segue o anexo referido anteriormente.


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