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DEVOLUÇÃO INDEVIDA DE PRODUTO IMPORTADO AOS EUA

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. S.

Para: CTT - Correios de Portugal, S.A.

01/12/2021

Comprei um produto a uma empresa nos Estados Unidos. O produto chegou a Portugal a 27.10.2021.No dia 9/11/2021 paguei, online, a taxa de desalfândegamento, e recebi o email dos CTT comprovando esse pagamento. Os dias passam, o produto não foi entregue.Quando acedi ao portal dos CTT, vejo o estado do produto como Suspensão da Importação, Não cumpre requisitos aduaneiros, Devolvido.Perdi dias, horas , a enviar inúmeros emails, e inúmeros telefonemas aos CTT, para perceber o que se passara, e fiquei a saber o seguinte:- O meu produto foi devolvido à empresa a quem comprei o produto, nos EUA, apesar de eu ter pago a taxa de desalfândegamento- Dos inúmeros funcionários dos CTT com quem falei e troquei emails, nenhum me soube dar uma razão lógica para o facto do produto ter sido devolvido aos EUA.- A D. Rita Colher, do Apoio aos Clientes, afirmou o seguinte no seu email que me enviou: os CTT, enquanto operador postal, recebe as encomendas postais provenientes de países terceiros e armazenando-as nas suas instalações, verificando em seguida se existe informação online sobre o objeto para fins Alfandegários, que é o pré-aviso ou ITMATT . Com esta informação é verificado se o objeto precisa de dados por parte do destinatário ou não. Esclarecemos que o ITMATT (eletronic customs), corresponde aos dados alfandegários eletrónicos, que não são mais do que as informações que o expedidor fornece eletronicamente sobre o remetente, o destinatário e o conteúdo dos itens que enviou, nomeadamente o código IOSS (IVA). Caso esteja tudo efetuado na origem, o objeto segue para distribuição sem parar na Alfandega, caso contrário, é enviada notificação para efetuar o esalfandegamento. Uma vez que não existe qualquer informação por parte do expedidor, embora compreendendo a situação reportada, não foi possível efetuar as operações acima descritas, pelo que o objeto foi devolvido à origem.Esta informação espanta-me , porque eu paguei a taxa de deslafândegamento no dia 9.11.2021 e, para tal, tive de preencher o formulário dos CTT, fornecendo informação muito detalhada sobre o produto que comprei aos EUA, bem como sobre a empresa que o vendeu!Daí ser absolutamente inexplicável que CTT aleguem, agora, que não existe qualquer informação por parte do expedidor sobre o produto. Essa informação foi cabalmente prestada quando paguei a taxa de desalfandegamento!- Posteriormente a D. Rita Colher informou que a reclamação foi encaminhada para o departamento de indemnizações dos CTT, o que comprova que eu não tive qualquer responsabilidade sobre o ocorrido, e que os CTT admitem o erro que cometeram.- Tendo informado empresa dos EUA que me vendeu o produto sobre o sucedido, a mesma afirmou que não irá reenviar o produto para Portugal, e retirará o país da lista dos países para onde vende os seus produtos, para não correr o risco de devolução inexplicável dos seus produtos.Foi esta a consequência de todo este episódio, o que lesará uns milhares de utentes dos CTT. E espelha uma total ineficiência, desorganização e caos, na forma como os CTT processam os produtos importados dos EUA.A única forma de eu me sentir ressarcida pela devolução indevida aos EUA, de um produto que foi adquirido cumprindo todas as normas em vigor, é os CTT devolverem-me esse mesmo produto, resolvendo o imbróglio que criaram.Porque o reembolso das despesas que fiz não me devolverá o produto, do qual necessito.

Mensagens (3)

CTT - Correios de Portugal, S.A.

Para: M. S.

01/12/2021

Caro Cliente,Informamos que o seu email foi rececionado nos nossos serviços.Agradecemos a sua preferencia,CTT - Correios de PortugalNota:Caso seja necessário contactar-nos novamente em relação a este assunto, solicitamos que o faça através de resposta a este email, não removendo o número de referencia do seu pedido.O número de referencia da sua solicitação é SR0003908607.[Please type your response above][Customer Entry]FromSent onWed, Dec 01, 2021 at 23:16 :PM GMT[End of conversation]300000830555777

CTT - Correios de Portugal, S.A.

Para: M. S.

01/12/2021

Caro Cliente,Informamos que o seu email foi rececionado nos nossos serviços.Agradecemos a sua preferencia,CTT - Correios de PortugalNota:Caso seja necessário contactar-nos novamente em relação a este assunto, solicitamos que o faça através de resposta a este email, não removendo o número de referencia do seu pedido.O número de referencia da sua solicitação é SR0003908612.[Please type your response above][Customer Entry]FromSent onWed, Dec 01, 2021 at 23:22 :PM GMT[End of conversation]300000830549076 [End of conversation]300000830549076

CTT - Correios de Portugal, S.A.

Para: M. S.

03/12/2021

Estimado cliente MARIA TERESA SARAIVA LOPES SILVAInformamos que, por forma a procedermos a averiguações complementares, será necessário que nos indique os seguintes dados nome e morada completa do destinatário, incluindo código postalPara mais informações sobre produtos ou serviços, sugerimos o acesso ao nosso site, em s:www.ctt.pt/ajuda/index .Atenciosamente,Catarina FerreiraApoio ao Cliente[Type]Nota:Caso seja necessário contactar-nos novamente em relação a este assunto, solicitamos que o faça através de resposta a este email, não removendo o número de referencia do seu pedido:[Please type your response above][Entrada do Cliente]FromSent onWed, Dec 01, 2021 at 23:16 :PM GMT[End of conversation]300000833274841


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