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Consumo por escalões

Não resolvida Pública

BeWater - Águas de Valongo

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Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

C. A.

Para: BeWater - Águas de Valongo

29/05/2025

Exmos. Senhores, A minha sogra, cidadã com 83 anos, no período de 19/3 a 11/4 (24 dias) consumiu 16 m3 de água. Os escalões de consumo estão divididos em 1º escalão (0 - 5 m3), em 2º escalão (6 - 15 m3), em 3ª escalão (16 - 25 m3). Com base nestes escalões, salvo melhor opinião, deveriam ser faturados 5 m3 ao 1º escalão, 10 m3 ao 2º escalão e 1 m3 ao 3º escalão o que totalizaria 21,650 €, sem taxas e impostos. A Bewater faturou 4 m3 ao 1º escalão, 8 m3 ao 2º escalão e 4 m3 ao 3º escalão o que resultou numa faturação de 27,90 € (+ 6,25 €) sem taxas e impostos. Fiz reclamação à Bewater que respondeu da seguinte forma: No seguimento do seu contato informamos que, tendo em atenção que a distribuição do consumo por escalões tem como base um período de faturação de 30 dias, e a fatura nº 21895207 contempla 24 dias, o cálculo foi ajustado da seguinte forma: 1º escalão: 30 dias ---- 5m3 24 dias ---- x = 4m3 =4m3 2º escalão: 30 dias ---- 10m3 24 dias ---- x = 8m3 =8m3 3º Escalão: 4m3, perfazendo os 16m3 comunicados pela D. .... Pelo exposto, a fatura nº 21895207 encontra-se correta, pelo que solicitamos o seu pagamento até à data limite nela fixada. Solicito a vossa ajuda e esclarecimentos se o procedimento da Bewater está conforme a lei pois, na fatura em questão e que anexo, existe um sério prejuízo para o consumidor. De momento e por impossibilidade no site da Bewater, não consigo anexar a fatura. Poderei envia-la mais tarde após digitalização, se for o caso. Cumprimentos.


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