Através da plataforma Booking realizei uma reserva de aluger de veículo entre os dias 11 a 14.09.2025 pela Europcar, no aeroporto de Orly França, conforme reserva n. 1194154245 / contrato de locação 2104846161, no valor de 101,59 euros
Ocorre que, à chegada foi-nos questionado ao balcão se queríamos contratar um seguro Premium contra todos os riscos e que o valor do mesmo rondava os 25€/dia, o qual aceitamos, bem como o pagamento de um depósito no valor de 274€, que não estranhamos porque acreditamos que em grande parte seria devolvido após o acerto de contas na devolução do veiculo. Nada mais nos foi informado, apenas nos passaram para a mão uma folha para rubricar e a chave do veiculo indicando que estava estacionado num parque lá próximo.
Passados os 4 dias fomos devolver o carro na hora marcada e ao contrário do que tinha acontecido no levantamento, uma funcionária saiu do balcão e veio fazer uma inspeção, tirou fotos, verificou se o depósito estava cheio e pediu-nos novamente uma rubrica num tablet. Viemos embora convencidos que estava tudo conforme.
A fim de poucos dias, para nosso espanto, é nos debitado o valor total do depósito e recebemos a respectiva fatura onde consta para além do seguro, contratado, uma outra alínea com um seguro de cobertura de assistência em viagem ( extra a cobertura Premium ), mais uma taxa de serviço de aeroporto de 49.09€ e custo administrativo de danos no valor de 87€. Entrei em contacto com a EUROPCAR para reclamar e o esclarecimento que nos chegou por email foi que verificaram a existência de um novo dano na viatura ( algo que é mentira ) e que foi aplicada uma taxa administrativa referente à gestão do mesmo.
Neste caso, questiono, como podem alegar que há um novo dano no carro se na hora da entrega inicial da viatura não há uma verificação em frente ao cliente? Por outro lado, se o cliente contrata um serviço de seguro contra todos os riscos é obrigado na mesma a fotografar e inspecionar o carro todo na hora que lhe passam a chave para a mão? Nunca tal me aconteceu em nenhuma outra rentacar.
Toda esta situação é um autêntico abuso de confiança tendo em conta que nada destas taxas e custos administrativos nos são informados quando fazemos o aluguer e nem mesmo ao balcão na hora do levantamento do carro.
Assim sendo, não resta outra opção a não ser reclamar formalmente da empresa, para que não continuem a agir de má fé a enganar outros clientes e exigir a devolução do valor remanescente acima do informado cobrado como um depósito.
Obviamente que alugar carros com a Europcar nunca mais!