back

Cobrança de valores indevidos

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. V.

Para: Ok Mobility

18/09/2024

Exmos. Senhores, Faço referência ao contrato de aluguer mencionado em epígrafe. Serve a presente para reclamar a seguinte situação e exigir a regularização imediata do(s) valor(es) cobrado(s) e/ou a cobrar indevidamente, a seguir referidos. No balcão da OK Mobility no aeroporto de Lisboa, procedi no passado dia 25 de Agosto ao levantamento de uma viatura. Nessa altura, o funcionário que me atendeu informou-me que teria de apresentar três cauções, através do meu cartão de crédito, a saber: a) € 1.400,00, como franquia em caso de sinistro; b) € 150,00, como garantia para o caso de não devolver a viatura com o depósito de combustível cheio, e; c) € 10,45, como garantia para o caso de passar em pórticos de portagem sem efectuar o devido pagamento. Devolvi a viatura no mesmo local no passado dia 30 de Agosto. Fui então informado pelo funcionário que os valores caucionados no meu cartão de crédito de € 150,00 e € 10,45 seriam devolvidos no prazo máximo de 10 dias úteis. Verifiquei entretanto no extracto do meu cartão de crédito que o valor de € 10,45 não foi devolvido. Pelo contrário, a OK Mobility tornou o mesmo de valor de caução em pagamento definitivo!!! Passei uma única vez numa portagem durante o período de aluguer, mais precisamente na Ponte 25 de Abril, no dia 30 de Agosto, tendo pago em 'cash' o respectivo valor de € 2,10. Não há, pois, qualquer razão para a OK Mobility se apropriar do citado valor de € 10,45. Exijo a devolução imediata desse referido valor de € 10,45, por parte da OK Mobility, sob pena de, se tal não o fizer, eu seguir com esta reclamação por todos os meios legais ao meu alcance, de forma a ser devidamente ressarcido de todos os danos patrimoniais e não patrimoniais por mim sofridos ou a sofrer a este respeito. Apresentarei também denúncia da prática ilegal da OK Mobility junto das entidades competentes (à entidade reguladora da actividade em Portugal, à DECO PROTeste, associação de defesa dos consumidores em Portugal e, também, recorrerei às redes sociais para denunciar esta prática ilegal e abusiva por parte da OK Mobility). Mais, denunciarei também o facto de o serviço de assistência da OK Mobility estar construído de forma a dificultar ao máximo o recurso ao mesmo por parte dos seus clientes. Com efeito, o próprio sítio na internet não dispõe de uma informação clara e objectiva do número de telefone e do endereço de correio electrónico que os clientes poderão utilizar no âmbito do seu contrato de aluguer, para efeitos de reclamações e/ou outros. Mais, só a muito custo consegui obter o número de telefone que deveria utilizar para entrar em contacto com a OK Mobility (21 555 10 37). Ao ligar, surge uma gravação automática que pergunta qual o idioma em que pretendemos falar. Naturalmente, seleccionei o português, após o que, passados alguns segundos e tendo que responder a outras questões colocadas pela gravação automática, a chamada é desligada sem que eu tenha sido atendido. Isto aconteceu-me várias vezes. Quando finalmente consegui ser atendido, após várias chamadas não atendidas, e tendo eu seleccionado novamente a opção de conversa no idioma português, fui atendido por alguém que me disse que só poderia falar em inglês ou espanhol. Desconfiei então que a(s) chamada(s) telefónica(s) que tive de fazer para poder expor a minha situação / reclamação, chamadas que fiz sempre para o referido número 21 555 10 37, estariam a ser reencaminhadas automaticamente para um qualquer call center no estrangeiro, presumo que em Espanha, sempre sem o meu prévio conhecimento / consentimento, situação que, a ser verdadeira, me terá feito eventualmente ser sujeito a custos extra relacionados com a presente reclamação, o que só poderei confirmar quando receber a minha factura telefónica relativa aos dias em causa, ontem e hoje, 17 e 18 de Setembro, de 2024, respectivamente. Repito que liguei sempre para o referido número 21 555 10 37, supostamente um número de destino em Portugal, pelo que não aceitarei de forma alguma suportar quaisquer custos relacionados com o eventual reencaminhamento automático das chamadas para um número de telefone sediado em país estrangeiro por parte da OK Mobility, pelo que, a ter acontecido tal, exigirei o estorno do(s) valor(es) que me venha(m) a ser cobrado(s) pela minha operadora de telefone fixo pelas chamadas que fiz para o número 21 555 10 37. Finalmente, termino dizendo que esta foi a primeira e a última vez em que aluguei uma viatura na OK Mobility, pois o serviço prestado por esta empresa, pelo atrás exposto, é completamente deplorável. Se a OK Mobility quiser resolver toda esta questão a bem, ficaremos por aqui. Se não o quiser, utilizarei, como disse atrás, todos os meios ao meu alcance para ser totalmente ressarcido de todos os danos patrimoniais e não patrimoniais já emergidos e que venham ainda a emergir no âmbito do referido contrato de aluguer. Com os melhores cumprimentos, Rui Vieira

Assistência solicitada 31 outubro 2024

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.