Exmos. Senhores,
No dia 24 de setembro de 2024 (hoje), pouco antes das 14 h, dirijo-me ao meu carro que estava estacionada na rua lateral à da minha residência e encontro-o bloqueado. Mudei há muito pouco tempo de casa , adquiri o dístico de residente no passado dia 19 de setembro e li quais os locais me é permitido estacionar de acordo com a zona do dístico. Seguramente a rua perpendicular à da minha habitação é zona de estacionamento abrangida pelo dístico. A equipa que bloqueou o meu carro estava ainda no local, dirijo-me aos mesmos, pergunto qual o motivo de ter sido bloqueada e também explico que comprei dístico e mostro que é válido até 19 setembro 2026! O rapaz pede-me imensa desculpa e explica que no sistema ao qual acede não existe dístico associado à minha viatura. Faz alguns telefonemas e chega-se à conclusão do seguinte: alguém na central que gere o sistema ao qual os fiscais de estacionamento acede consegue também aceder ao sistema da central da parte administrativa da Parques Tejo e confirma o dístico associado à minha matrícula mas essa informação não passou para o sistema dos fiscais de estacionamento (que sequer são serviços subcontratados da Parques Tejo, são serviços internos da própria empresa!). Pergunto se pode tirar o desbloqueador da roda do meu carro e responde-me que não pode fazê-lo por não ter recebido essa ordem internamente. Ou seja, há um erro interno, alguém verifica e valida o erro e mesmo assim a pessoa que está à minha frente não pode resolver por falta de indicação interna. E mais, tenho de esperar pela equipa que desbloqueia as viaturas! Lá chega a equipa, reclamo e refiro que a situação me está a causar transtornos e ainda bem que não é, por exemplo, uma situação de urgência médica a situação. Ainda ouço "não demoramos muito tempo e a senhora quer ir treinar" porque estou de calções e tênis! E também fico a saber que a informação não passou do sistema "dos escritórios" para o sistema dos fiscais de estacionamento porque alguém não carregou no botão. No total perdi 30 minutos e poderia ter sido mais tempo se quem bloqueou não estivesse ainda junto ao meu carro e se a equipa que desbloqueia não andasse por perto.
Sou cliente da Parques Tejo porque não tenho alternativa (única empresa a operar na zona), caso houvesse alternativa mudaria. Erros e enganos acontecem mas não acho normal a informação dos novos dísticos não ser automaticamente partilhada com os fiscais de trânsito e, apesar de a situação ter sido de imediato alertada e validada, não ser possível resolver de imediato por desorganização interna. É toda uma cadeia de dependências, sistema central dos fiscais que depende do sistema da administração, sistema individual de cada fiscal que depende do sistema central dos fiscais, fiscais que dependem de formalização de ordens internas para resolverem no terreno situações perfeitamente identificadas e clientes pendurados. Enquanto cliente, senti-me mal tratada. Se a Parques Tejo tivesse concorrentes certamente teria mais cuidado com os clientes.
Cumprimentos.
Carla Mochila