Exmos. Senhores,
Exponho a seguinte situação em que me senti lesada, por considerar que um serviço de compra e venda de roupa em segunda mão, a marca Micolet (que recebe as nossas roupas - já lavadas e engomadas por nós -, e trata do processo de divulgação e venda, atribuindo preços às referidas peças, recebendo uma comissão de 25% + impostos + valores extra), não foi totalmente esclarecedora, nem eticamente correta no que toca aos valores de cálculo a serem pagos, aquando da venda de peças que eu cedi para a Micolet vender.
Após a avaliação das nossas peças, é atribuído um valor, o qual temos de validar (e que sabemos que pode ser alterado), porém, quando são colocadas à venda, os preços são sempre mais elevados dos que os apresentados na avaliação, mas os valores que são utilizados para calcular a nossa parte são a partir dos valores de avaliação e não dos que estão efetivamente a ser vendidos, o que me leva a crer que a Micolet, mesmo achando que uma peça vale 10€, irá sempre avaliá-la como se valesse, por exemplo, 6/7€, o que faz com que o lucro seja mais para eles do que propriamente para nós, sendo demasiado desproporcionais... e o que eu tinha entendido era que, mesmo que os preços fossem alterados, os valores calculados a receber das vendas seria a partir do preço que está atualmente à venda, pois seria o mais correto e sensato... para não falar que as cores das peças publicadas maioritariamente não correspondem, inclusive as descrições da cor, e o facto de que se eu quiser as peças de volta terei de pagar 9,99€ cada, sendo que eu entreguei 66 peças... sendo mais um lucro para a marca...
A questão aqui prende-se em três pontos:
- o facto de me sentir lesada por ter confiado as minhas roupas, mesmo sabendo que a comissão da Micolet seria de 25% + impostos + extras, contudo, não foi suficientemente claro para mim que se houvesse alterações de preços que, independentemente disso, eu iria sempre receber o valor da avaliação, ou seja, um valor sempre inferior ao que está efetivamente à venda, concluindo assim que as comissões da Micolet são superiores aos 25%, e que quem cede a roupa sairá sempre lesada no fim das contas;
- das 66 peças, todas em bom estados, dentro de todos os parâmetros exigidos pela marca, cerca de 5/6 peças não passaram na avaliação, sem existir uma justificação para não terem sido aceites, fazendo-me questionar se não terão sido "extraviadas" para vendas posteriores sem o meu conhecimento;
- e pelo facto de eu ter estado a enviar e-mails para a entidade, mostrando o meu desagrado pedindo para me indicarem onde poderia fazer uma reclamação e, ou não respondiam ao solicitado, dando a volta à mensagem, ou não respondiam de todo...
Sem dúvida que, se eu soubesse que iria confiar a minha roupa à Micolet, para depois perceber que o lucro era mínimo, sendo os valores a receber desleais e insensatos, nunca o teria feito. Muito menos validado os preços da avaliação que, ingenuamente, acreditei que, caso fossem alterados, seria de forma mínima, não alterando muito os valores a receber.
Uma marca que lesa quem confia no seu (suposto) trabalho.
Cumprimentos