Exmos. Senhores,
No dia 15/01 fiz uma encomenda online a Ondina-Lisboa. Esta encomenda foi feita no pressuposto que se tratava de uma loja em Lisboa, cujas sócias tinham dificuldade de manter o negócio, e por isso estavam em liquidação de forma a escoar o resto do stock. Uma mensagem escrita na primeira pessoa e que parecia genuína e sincera.
No dia 24/01 ainda não tinha recebido qualquer feedback sobre o paradeiro da encomenda e contactei pela primeira vez o suporte que me respondeu de imediato e ia averiguar o que se passava. Aguardei mais uns dias e recebi os artigos no 04/02/25.
No mesmo dia, 04/02 , entrei de imediato em contacto com o suporte. Nenhum dos 6 artigos encomendados correspondiam em qualidade e aspecto às fotografias publicadas no site. A roupa não tem etiquetas da marca, nem etiquetas do local de produção, composição ou instruções de lavagem, o que julgo ser proibido. Uma das peças tem defeito, o decote está torto, e outra está pequena, o que também informei. Fotografei todos os artigos e enviei nesse email, enviado ao suporte, comparando-as com as fotografias publicadas que me motivaram a fazer a compra, deixando bem claro que eram coisas completamente diferentes. A resposta obtida foi que lamentavam que os artigos não tivessem correspondido às minhas expectativas e informando que poderiam compensar-me por 10% do valor da compra. Insisti no contacto, disse que não queria manter as peças em meu poder, que as pretendia devolver, e ser reembolsado pela totalidade do valor pago porque me sentia defraudada. Desta vez sou informada que a devolução tem que ser efetuada para a Ásia, era um processo complexo, se houvesse qualquer falha na morada de entrega não seria reembolsada e que era preferível aceitar a compensação. Achei que estavam só a pressionar um pouco, mas que se insistisse talvez solucionasse o problema. Desta vez sou informada que o envio de devolução da encomenda teria que ser remetido para uma morada na China, rastreável e com seguro (com todos os custos a ser suportados pelo cliente), teria que mencionar que o valor da encomenda era entre 5 a 10€ ou a encomenda poderia ser retida na alfândega para pagamento de impostos e nesse caso eles não me reembolsavam. Insistiam que era mais cómodo para mim receber a compensação proposta.
Primeiro, nunca teria efetuado a compra se soubesse que estava a comprar à China, a primeira fraude começa pela designação da loja e pela mensagem das donas, que remete sempre para uma loja nacional.
Segundo, assumem um compromisso de entrega de entre 3 a 5 dias úteis. Os artigos foram entregues passados 12 dias úteis.
Terceiro as peças não têm etiquetas, pais de origem, composição dos artigos e instruções de lavagem.
Quarto, nenhum dos artigos corresponde em aspecto e qualidade às fotografias publicadas.
Quinto existe um artigo com defeito e outro com tamanho pequeno.
Intitulo-me por tudo isto no completo direito de ser reembolsada pela totalidade da compra.