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Alteração unilateral de plano de saúde sem consentimento prévio

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

P. B.

Para: MGEN SEGUROS

07/10/2025

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, apresentar uma reclamação relativa ao meu seguro de saúde contratado convosco, por alterações unilaterais efetuadas ao plano sem o meu consentimento ou informação prévia. Solicitei recentemente o reembolso de medicação de uso continuado, tendo recebido uma carta a informar que a despesa não poderia ser reembolsada, uma vez que o plano de garantias da apólice não contempla essa cobertura. Face à surpresa com esta resposta, efetuei contacto telefónico com os vossos serviços, tendo-me sido comunicado que o meu plano foi alterado em agosto de 2025, passando do Plano Essencial para o Plano Solidário Lisboa, sem que tivesse sido previamente consultada ou informada. Gostaria de salientar que até julho de 2025 o plano em vigor era o Plano Essencial, tal como acordado contratualmente, e que nunca dei consentimento nem fui notificada da alteração para o Plano Solidário Lisboa, o qual representa não só uma redução significativa nas coberturas e benefícios, como também um aumento da mensalidade. Dado o exposto, considero esta alteração injustificada e contratualmente abusiva, e solicito: A reposição imediata do Plano Essencial ou outro equivalente em termos de garantias; O reembolso da medicação de uso continuado, conforme as condições do plano que estava em vigor até julho de 2025; Esclarecimento formal e por escrito sobre os motivos da alteração e a ausência de comunicação prévia ou consentimento. Caso não obtenha resposta satisfatória num prazo razoável, reservo-me ao direito de recorrer à entidade reguladora competente (ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) e/ou ao Centro de Arbitragem do Setor da Saúde. Aguardo a vossa resposta com a maior brevidade possível. Com os melhores cumprimentos, Paula Barbosa 07/10/2025

Mensagens (1)

MGEN SEGUROS

Para: P. B.

09/10/2025

Cara Aderente No seguimento do tratamento do tema em assunto, informamos que enviámos resposta à sua exposição, para o endereço de email associado ao seu seguro de saúde Com os melhores cumprimentos. Ana BARRADAS Departamento de Gestão de Reclamações MGEN Distribuição de Seguros S.A. Rua Duque de Palmela, 11, r/c 1250-097 Lisboa PORTUGAL reclamacoes@mgen.pt De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 7 de outubro de 2025 22:01 Para: MGEN Reclamações reclamacoes@mgen.pt Assunto: Alteração unilateral de plano de saúde sem consentimento prévio 405820 AVISO DE SEGURANÇA: A origem deste email é externa à MGEN. Não clique em links nem abra anexos se não reconhecer a origem do email ou a segurança do conteúdo. Em caso de dúvida contacte o Departamento Informático. ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

Assistência solicitada 13 outubro 2025

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