Exmos. Senhores, Sou importador registado na plataforma IOSS e faço envios da Tailândia para Portugal. Não obstante ter concretizado todas as formalidades para que os meus envios possam usufruir dos novos prazos de tratamento de encomendas alfandegárias, como a submissão digital do CN22 com número IOSS associado no sistema ITMATT, parece que nada foi para melhor.Tenho mais de 80 encomendas para clientes que acusa estado de receção em Portugal e faz hoje 10 dias que não existe qualquer movimento, prazo já este ultrapasssado para tratamento da encomenda, de acordo com a vossa FAQ.Outras encomendas que enviei para a Europa, que estão ao abrigo das novas regulações no pagamento de IVA, já foram rececionadas sem problemas! Acabei de gastar um elevado valor em infraestrutura e na formalização do meu negócio em Portugal, tudo seguindo a recomendação da EU e para que os meus Clientes não tivessem de incorrer em acções ou custos adicionais à compra aquando o desalfandegamento. Esta medida, alegadamente, pretende entre outros objetivos, mitigar e acelerar os processo de trânsito internacional, atrasos nas entregas e menos inconvenientes para o Cliente! NADA disto está a acontecer e estou neste momento a ULTRAPASSAR PRAZOS LEGAMENTE ESTABELECIDOS PARA ENTREGAS e a começar a incorrer em custos e devoluções de cliente!Exijo saber cabalmente porque motivo as encomendas que estou a enviar em anexo em ficheiro, sendo que todas elas cumprem com os requisitos que a EU, como o registo na plataforma IOSS. Os prazos referidos mesmo no site CTT foram já ultrapassados em dias, considerando o tipo de encomendas que estamos a falar (com toda a documentação electrónica) e neste momento, a reputação da minha empresa está dependente da conformidade de um provedor de serviço postal que não está a cumprir regulamentos. Não posso aceitar a justificação que já me foi dado ao telefone, a mesma que é dada aos media – de que a modificação informática é imensa, de que as pessoas não estão informadas e que o portal de desalfadengamento não está preparado e tem falhado constantemente. Desde dia 1 de Janeiro de 2021 que a maior parte das plataformas IOSS estão prontas para ser utilizadas e já em 2018 (e prova disso, é que já fiz envios desde dia 1 de Julho para outros paises da EU e já foram entregues ao cliente final).Já em 2019 se preparavam estas alterações a nivel de IVA e não houve tempo para preparar todo o processo? Um embaraço nacional absoluto.Esta reclamação, seguimento e tratamento, seguirá traduzida em EN e remetida no site da Comissão Europeia, com o conhecimento da UPU e da PostEurop. Cumprimentos,Marcos Victorino