Porquê uma nova etiqueta energética?

Porquê uma nova etiqueta energética?
A etiqueta energética da União Europeia existe desde 1992. É uma ferramenta importante que permite aos consumidores compreender e comparar melhor a eficiência dos eletrodomésticos que vão comprar. Desta forma, é possível fazer escolhas mais económicas e sustentáveis.
Cinco tipos de produtos vão ter uma nova etiqueta energética, revista e atualizada: frigoríficos, incluindo frigoríficos de vinho, máquinas de lavar loiça, máquinas de lavar e lavar e secar roupa, televisores e ecrãs eletrónicos e fontes de luz.
A nova rotulagem será aplicada a quatro famílias de eletrodomésticos a partir de 1 de março de 2021. No caso das fontes de luz, só terão nova etiqueta a partir de 1 de setembro de 2021.
Dependendo do produto, a nova etiqueta mostra o consumo de eletricidade e traz novidades: tem um grafismo intuitivo, diferentes cores e um código QR que irá permitir aceder a informações adicionais sobre o produto.
Características da nova etiqueta energética
A nova etiqueta energética surge com os seguintes elementos:
- um código QR que permite ao consumidor ter, imediatamente, mais informações sobre o aparelho que quer comprar usando o smartphone;
- uma nova escala de classificação energética: de A a G, sem classes '+';
- o consumo energético específico para cada produto. Os frigoríficos apresentam o consumo anual, enquanto as máquinas de lavar loiça e as máquinas de lavar e de lavar e secar roupa apresentam o consumo de 100 ciclos. O consumo energético de ecrãs e fontes de luz refere-se a 1000 horas de uso;
- grafismos diferentes para cada aparelho a indicar o desempenho e as características do produto.
Equipamentos
O projeto recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº847043. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.