Detergentes: conhece a validade do que guarda na despensa?

Um bom detergente, guardado nas condições certas, dura entre 6 meses a 1 ano, desde a data de fabricação e não da altura em que o compra. Por esta razão, exigimos há muito a presença de uma data de validade ou de fabrico na embalagem, para evitar a compra de produtos antigos que já não garantam os melhores resultados de lavagem.
As enzimas, responsáveis pela remoção de manchas de chocolate, sangue ou molhos, e os agentes de branqueamento são os dois ingredientes que se deterioram mais rapidamente. Os detergentes que têm uma maior presença destes componentes degradam-se mais depressa.
As condições de armazenamento também afetam o período de vida do produto. É preferível armazenar o detergente em áreas frescas, secas e sem luz, evitando assim a exposição a agentes que aceleram a degradação.
Veja qual a melhor opção no nosso teste a detergentes para a máquina da roupa.
Detergentes para a loiça com validade mais curta
No caso dos detergentes para a máquina de lavar loiça, os 6 meses de validade são demais. Os problemas são os mesmos dos detergentes para a máquina da roupa, mas a composição destes detergentes torna-os mais suscetíveis à deterioração.
As pastilhas são as mais frágeis, porque contêm enzimas e agentes branqueadores que são muito sensíveis à humidade. Já os líquidos duram mais do que os produtos em pó, porque não contêm enzimas. São a melhor opção para guardar durante mais tempo. Numa escala crescente de durabilidade, as pastilhas e as cápsulas mistas estão entre as mais degradáveis, ao contrário do detergente em pó e do líquido, que são mais resistentes.
Conheça as melhores marcas de detergente para a máquina de lavar loiça.