Dicas

Como poupar energia com a máquina de lavar roupa

Para baixar o consumo da máquina de lavar roupa, sempre que puder, evite os programas com temperaturas mais elevadas e não recorra à meia-carga. Se possível, espere até poder fazer um ciclo com a carga completa. Veja as dicas para poupar na fatura da luz.

23 março 2022
Máquina de lavar roupa

iStock

Muitos utilizadores estarão convencidos de que, para ter roupa limpa e perfumada, basta colocá-la na máquina de lavar roupa, acrescentar o detergente e premir o botão de lavagem. Na realidade, comprar a máquina de lavar certa ajuda muito, mas há pequenos truques que podem fazer a diferença na eficácia de lavagem e na poupança de energia.

A classe energética da máquina de lavar roupa

Para escolher os aparelhos mais eficientes, baseie-se na informação do nosso comparador de máquinas de lavar roupa.

Se a máquina que pretende comprar não estiver acessível no nosso comparador, opte por comparar as etiquetas energéticas. Tenha sempre em atenção que a informação disponibilizada na etiqueta é da responsabilidade do fabricante e diz respeito apenas ao programa “Eco 40-60ºC”. Em março de 2021, a legislação comunitária acabou com as classes A+, A++ e A+++ das etiquetas de vários eletrodomésticos, passando a etiqueta a ter uma escala mais simples de interpretar, de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).

No caso das máquinas de lavar roupa com a nova etiqueta energética, vai encontrar a seguinte informação:

  • o consumo de energia (kWh) especificado como consumo estimado para 100 ciclos no programa “Eco 40-60ºC”;
  • a capacidade (kg) estimada para o programa “Eco 40-60ºC”;
  • o consumo de água estimado por ciclo do programa “Eco 40-60ºC”;
  • quatro classes (A a D) para as emissões de ruído, apenas para o ciclo de centrifugação (não para lavagem), e o nível de ruído em decibéis no programa “Eco 40-60ºC”;
  • a duração do programa Eco “Eco 40-60ºC".

Como calcular o consumo de energia

Sabe qual é o impacto ambiental e energético da máquina de lavar roupa que quer comprar? Há valores de referência a que deve estar atento. O consumo anual de energia do seu aparelho deve situar-se entre 40 kWh e 91 kWh, o consumo de energia por ciclo de lavagem não deve exceder 0,87 kWh e as emissões anuais, os 28 kg CO2.

Para saber em que valores se situa a sua máquina de lavar roupa e o gasto anual que terá com a eletricidade, faça a simulação na nossa calculadora.

Dicas para poupar energia

A primeira grande poupança está logo no momento da compra. Além de consultar o nosso comparador, certifique-se de que a capacidade de carga da máquina se ajusta às necessidades da sua casa. Com uma máquina com 8 kg de capacidade, por exemplo, poderá lavar cerca de 11 toalhas de mão, enquanto com uma de 12 kg conseguirá lavar 17 toalhas de algodão. A capacidade máxima das máquinas, normalmente, refere-se apenas à capacidade do programa de algodão. Outros programas - por exemplo, o de sintéticos - devem ser feitos com menos carga. Deve consultar a tabela de programas que vem no manual de instruções. Tenha também presente que uma máquina com um tambor maior, com maior capacidade, terá um custo de aquisição e de utilização superior. Retirará o máximo proveito da máquina se a carregar de acordo com os limites de cada programa.

Com o melhor equipamento escolhido para as suas necessidades, há depois gestos simples que reduzem o consumo da máquina de lavar roupa:

  • sempre que possível, lave a roupa a temperaturas de 40ºC ou menos;
  • espere até ter uma carga completa para iniciar o ciclo de lavagem, pois assim pode poupar significativamente nos gastos em eletricidade e em água;
  • não exagere no detergente. Use a quantidade recomendada pelos fabricantes;
  • selecione o programa de lavagem adequado ao tipo de sujidade e de tecido.

Quando comprar uma máquina nova

Se a sua máquina tem uma avaria, verifique se o arranjo é vantajoso antes de substituí-la por outra. Pondere bem porque esta opção pode não compensar se o aparelho já for bastante antigo, dado que é expectável que consuma mais água e energia do que os de última geração. 

Vai desfazer-se de uma máquina que ainda funciona ou que tem uma pequena avaria? Lembre-se de que há organizações de caridade que fazem recolha e distribuição junto de famílias carenciadas. Pode também recorrer aos ecocentros e centros de receção para depositar os seus eletrodomésticos velhos.

Na compra de uma máquina nova, os comerciantes são obrigados a ficar com a velha e a encaminhá-la para desmantelamento e reciclagem. Além disso, não lhe podem pedir dinheiro em troca deste serviço.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.