Dicas

Como evitar loiça manchada e sem brilho lavada na máquina

Se a sua loiça, em particular os copos, sai da máquina de lavar loiça baça ou com manchas esbranquiçadas, o problema não é, na maioria dos casos, culpa do equipamento. Água muito dura, detergente pouco adequado ou loiça de má qualidade são algumas das causas mais prováveis.

13 maio 2022
pessoa a colocar loiça na máquina de lavar loiça

iStock

Uma das maiores invenções de sempre, a máquina de lavar loiça é, em muitos lares, um eletrodoméstico indispensável. Mas se tem copos no armário que passaram de brilhantes e cristalinos a esbranquiçados, é tempo de verificar o que está mal. Explicamos-lhe como resolver este e outros problemas comuns nas máquinas de lavar loiça.

Manchas brancas e loiça baça

Loiça baça ou acumulação de manchas esbranquiçadas na loiça lavada na máquina pode ter dois motivos: calcário ou corrosão.

Quando o problema é o calcário

Se reside numa área onde a água é muito dura ou tem uma elevada concentração de calcário, provavelmente a sua máquina e a loiça poderão começar a revelar alguns sinais de acumulação desta substância.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a água pode considerar-se muito dura se possuir uma concentração de carbonato de cálcio superior a 180 mg/l, dura se tiver uma concentração entre 120 e 180 mg/l, moderadamente dura entre 60 e 120 mg/l e macia se os teores de carbonato de cálcio forem inferiores a 60 mg/l.

Para saber a dureza da água na sua região, contacte o seu distribuidor de água ou veja o mapa.

Dureza da água nas regiões de Portugal

Pode contactar o distribuidor para saber o grau ou a concentração de carbonato de cálcio. 
Para saber o grau de dureza da água, veja o mapa ou contacte a entidade distribuidora de água da sua região.

Para garantir um bom desempenho durante a lavagem e evitar que a sua loiça apareça com manchas brancas, ajuste o dispensador de sal regenerador da máquina de lavar loiça de acordo com o grau de dureza da água na zona onde vive. O dispensador de sal normalmente fica na parte inferior da máquina, mas o melhor é consultar o manual de utilização do seu equipamento para saber como fazê-lo.

A partir de uma dureza da água superior a 180 mg/l, alguns fabricantes recomendam adicionar sal regenerador mesmo que use um detergente “tudo-em-um” que já contenha sal, uma vez que a composição desses detergentes pode já não ser suficiente para diminuir a dureza da água, deixando-a ainda com níveis elevados.

Por outro lado, se os ciclos de lavagem e secagem dos programas que escolher não estiverem bem ajustados ao momento em que os detergentes multifuncionais se dissolvem e atuam, também pode ficar com a loiça manchada. Em algumas máquinas é possível ajustar a duração das fases de lavagem ou selecionar a opção de pastilha “tudo-em-um”. No entanto, não recomendamos que utilize esta função, a menos que tenha a certeza de que a água não é muito dura.

Lembre-se ainda de que nem todos os detergentes têm o mesmo desempenho no que diz respeito a evitar manchas brancas na loiça, pelo que, se por acaso residir num local onde a água é mais dura, este é um aspeto que deve ter em conta na compra do detergente para a máquina de lavar loiça. Prefira detergentes que resistam bem à lavagem sem comprometer a aparência da loiça lavada e que protejam a loiça da corrosão, mantendo-a brilhante por mais tempo. O nosso teste revela quais os detergentes com melhor desempenho a esse nível.

TESTE A DETERGENTES PARA MÁQUINAS DA LOIÇA

Ao utilizar a máquina de lavar loiça, evite lavagens com temperaturas superiores a 55°C, pois o calcário deposita-se mais facilmente quando a água está muito quente. Quando o ciclo de lavagem terminar, abra a máquina para permitir que o vapor saia. Deixe que a loiça arrefeça antes de a arrumar.

Receita caseira para tirar manchas brancas da loiça

Há várias receitas caseiras que, além de serem mais ecológicas, podem substituir os detergentes tradicionais. Também pode recorrer a produtos caseiros para tirar as manchas de calcário da loiça, colocando-a durante 30 minutos numa solução de vinagre (um copo) com água (três copos de água). Depois, lave os copos à mão. Se as manchas desaparecerem, o problema pode mesmo estar no reservatório de sal, que deve ser ajustado para um nível mais elevado. Se esta solução caseira não surtir efeito, o problema poderá ser a qualidade da loiça.

Quando o problema é a corrosão

Se para a acumulação de calcário podem existir algumas soluções, quando a causa é a corrosão, há pouco a fazer. Ao longo do tempo, a exposição repetida a água quente e a detergente, bem como os longos ciclos de lavagem, fazem com que a loiça de vidro perca partículas microscópicas, deixando pequenas fissuras e manchas irregulares nas superfícies, que se tornam baças.

Para o evitar, verifique se a loiça pode ser lavada na máquina de lavar loiça. Certifique-se também de que coloca a loiça na máquina de forma correta, deixando espaço suficiente entre os copos. As marcas de uso podem dever-se ao facto de a loiça colidir durante o ciclo de lavagem.

Outros problemas? Dicas para os evitar

As manchas e a perda de brilho não são o único problema que pode encontrar na loiça e nos talheres lavados na máquina.

  • Uma quantidade excessiva de detergente pode tornar o enxaguamento da loiça numa tarefa impossível, fazendo com que esta saia da máquina ainda com resíduos de detergente em pó. Se usar detergente em pó, teste várias quantidades até encontrar a mais adequada para que a loiça saia límpida, sem qualquer rasto de pó branco.
  • Se, com o tempo, os copos de vidro começarem a apresentar um tom azulado, o problema pode estar numa interação entre alguns constituintes do vidro, o detergente, a temperatura e as características da água utilizada. Este fenómeno químico é irremediável.
  • Os talheres de aço inoxidável podem ganhar pontos de ferrugem. Isto pode dever-se, também, à dureza da água, mas mais frequentemente à qualidade do aço inoxidável. Para evitar esta situação, tente não sobrecarregar o cesto de talheres.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.