Notícias

Ar condicionado portátil

O ar condicionado portátil é tentador: estes aparelhos são mais baratos do que um do tipo split e dispensam uma instalação fixa em casa. No entanto, além da menor eficiência deste equipamento, quando comparado com um aparelho split, o ar condicionado portátil obriga também à instalação de um tubo de evacuação numa janela, o que poderá potenciar as perdas energéticas da habitação.

Antes de ligar o aparelho à corrente, deve instalar o tubo de evacuação numa janela, para que o ar quente saia para o exterior. Reserve 10 a 50 centímetros de espaço livre à volta do aparelho e não tape as grelhas. Coloque o aparelho de ar condicionado o mais próximo possível do local de evacuação: quanto menor a extensão que o ar tiver de percorrer, melhor.

Estes equipamentos aparentam ser práticos e são vendidos como “portáteis”, o que dá a ideia de que pode levá-los para várias divisões, ao contrário dos que exigem uma instalação com unidade fixa no exterior da casa, como ocorre nos modelos split. Contudo, existe a necessidade de colocar o tubo de evacuação numa janela, assim como de ligar o cabo à eletricidade, o que deita por terra o conceito de portabilidade. Além disso, são equipamentos que podem ultrapassar os 30 quilos, sendo difíceis de manobrar mesmo com as rodas. Verifique o tamanho do tubo (pode variar entre 1,10 e 1,7 metros) antes de comprar o aparelho, caso não tenha espaço para o instalar junto à janela.

Ar condicionado portátil gasta muita energia elétrica

Para arrefecer a casa, o ar condicionado portátil não é comparável ao clássico (do tipo split), muito mais eficiente.

Alguns modelos trazem um adaptador extensível para fixar a mangueira à janela, bloqueando a sua abertura e evitando o retorno de ar quente para o interior. Nos modelos sem este acessório, é necessário manter a janela aberta para passar a mangueira para o exterior. Isto afeta a eficiência do sistema e a manutenção do ambiente fresco no interior. Para colmatar este problema, pode comprar uma placa de XPS (poliestireno extrudido) e recortar o diâmetro da mangueira do aparelho de ar condicionado, isolando a restante abertura da janela. Desta forma, reduz as perdas térmicas.

Estes modelos têm um depósito para recolher a água da condensação. Geralmente, exibem um aviso na hora de o esvaziar. Se o nível máximo for atingido, o aparelho deixa de funcionar. Alguns têm um tubo de drenagem para evacuação contínua da água. Contudo, este tubo precisa também de uma ligação ao exterior da casa (normalmente através do esgoto).

Regra geral, os aparelhos de ar condicionado portátil permitem programar a hora de arranque e indicam a temperatura ambiente. Os modelos com bomba de calor somam a vantagem de aquecer.  

Outro ponto negativo dos aparelhos de ar condicionado portáteis é que demoram a baixar a temperatura e chegam a emitir mais de 60 decibéis, o que é desagradável. Sim, são equipamentos ruidosos. Mas há que lembrar que um só equipamento faz o trabalho das duas unidades de um modelo split (interior e exterior). Nos modelos split, a unidade mais ruidosa fica fora de casa. Por esta razão, a não ser que tenha um sono pesado, terá dificuldade em dormir com um ar condicionado portátil ligado.

Só fará sentido investir nestes aparelhos se tiver uma pequena divisão e não for possível instalar um aparelho de tipo split. Se, mesmo assim, pretende um portátil, escolha um com bom desempenho a refrigerar e ventoinha direcionável.

É nosso subscritor e precisa de esclarecimentos personalizados? Contacte o nosso serviço de assinaturas. Relembramos ainda que pode aceder a todos os conteúdos reservados do site: basta entrar na sua conta

Se ainda não é subscritor, conheça as vantagens da assinatura.

Subscrever