IVAucher vai obrigar a instalar app no telemóvel
Para acederem aos vales de reembolso do IVA gasto em restaurantes e alojamento no trimestre seguinte, os consumidores terão de instalar uma aplicação no telemóvel. Mas há ainda dúvidas sobre as regras de utilização dos créditos.
- Dossiê técnico
- Ernesto Pinto
- Texto
- Ana Santos Gomes

Se for aprovada, a medida obrigará os contribuintes a instalarem nos seus telemóveis uma aplicação onde terão acesso aos vales em dinheiro para descontarem nos consumos do trimestre seguinte. Os detalhes sobre a forma de utilização da aplicação nos estabelecimentos comerciais ainda não são conhecidos, já que a norma terá de ser ainda regulamentada em portaria.
Para acumular créditos, serão apenas contabilizados os montantes suportados com IVA em faturas com número de contribuinte. Por exemplo, numa refeição de 8 euros, com IVA de 13% incluído, o contribuinte suporta 0,92 euros de imposto. Será este o valor a acumular em crédito para gastar no trimestre seguinte nos setores de alojamento, restauração e cultura. Já na compra de um bilhete de espetáculos que custe 20 euros, com IVA de 6% incluído, serão acumulados 1,13 euros.
Estes créditos não acumulam para trimestres seguintes, ou seja, se a despesa for efetuada no primeiro trimestre, o crédito só poderá ser utilizado no segundo trimestre.
A proposta do Orçamento do Estado prevê disponibilizar 200 milhões de euros para possíveis reembolsos em regime de IVAucher.
Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa
A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.
Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |