Dicas

Ganhar dinheiro pela internet

Cuidados a ter

A internet é uma gigantesca montra, e todos os dias há novos sites a surgir. Siga os nossos conselhos para não ser enganado.

Nunca pague para trabalhar

Há na internet muitas versões modernas do infame "Ganhe dinheiro dobrando envelopes”, uma fraude completa. Por vezes, a dita oportunidade de negócio nem sequer existe. O truque está em convencer os mais incautos a enviarem dinheiro antes de receberem alguma coisa. As exceções a esta regra devem ser muito raras, e pressupõem que o custo seja justificado, de valor baixo e que o site ou a empresa tenha boas referências.

Informe-se antes de começar a trabalhar com uma empresa

Pesquise na internet e veja se existem reclamações sobre a empresa. É natural que não encontre 100% de satisfação, há sempre alguém descontente. Mas, se comecar a ver vários comentários negativos que indiciem uma má prática recorrente, não corra riscos e passe à frente.

Evite negócios duvidosos

Vai deparar com sites que prometem pagar, por exemplo, por cada clique em anúncio. Apesar de alguns falarem verdade, levantam vários problemas. Desde logo, podem ser usados para fins eticamente reprováveis, como gerar tráfego falso em páginas de internet. O pagamento é, em geral, muito baixo e os clientes são incentivados a recrutar mais pessoas ou a pagar para ter hipóteses de aumentar a remuneração.

Atenção aos esquemas em pirâmide

Podem ser muito dificeis de distinguir das vendas em rede, que são legais, como é o caso da Tupperware ou da Oriflame. Esteja atento aos sinais de perigo: prometem ganhos elevados num curto período; estão mais preocupados em recrutar pessoas do que na venda de produtos; tem informação muito vaga sobre os detalhes do negócio, misturada com apelos emocionais (“mude a sua vida!”); fazem muitas referências a legalidade do negócio, para tentar convencer os menos crédulos.

Não arrisque

Se está a vender artigos de elevado valor e tem de se encontrar com o comprador, marque a reunião num local público e leve uma pessoa amiga.