Institucional

A história da DECO PROteste

quatro capas da revista proteste líder de audiências em portugal

A DECO PROteste começou, em 1991, como editora. Agora, é a principal organização portuguesa de defesa dos direitos dos consumidores. Conheça o percurso e o que tem sido feito a pensar em si, para que o seu dia-a-dia seja mais fácil e seguro.

O caminho pela defesa dos direitos dos consumidores portugueses começa em 1971, num colóquio organizado pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES), que está na base da origem da DECO. Esta organização é registada a 12 de fevereiro de1974, poucas semanas antes do 25 de abril e da viragem histórica a que Portugal ia assistir. A primeira ação no terreno decorreu logo no sábado seguinte, com a análise de preços de um cabaz de 31 produtos, avaliados no mesmo dia, em dois supermercados.

A DECO foi consolidando o caminho da sua intervenção futura desde a primeira estrutura, assente em diferentes grupos de trabalho: informação, apoio jurídico e representação dos consumidores, análise de produtos e de serviços, preparação do lançamento de um boletim informativo e expansão regional da organização.

Em 1978, é lançada a revista PROteste, com um teste a detergentes para a roupa. Foi a primeira revista portuguesa pensada para informar, defender e apoiar os consumidores. Na altura, a DECO contava com 457 associados.

Os anos 80 marcaram a consciencialização dos consumidores. A DECO expande o seu trabalho e continuará a crescer nos anos seguintes.   

A DECO PROteste

A década de 90 é decisiva para a DECO e para a profissionalização da revista. A tiragem teve um aumento significativo ao ponto de justificar, em 1991, a criação da editora EDIDECO, hoje DECO PROteste.

Nos anos seguintes sucederam-se lançamentos de publicações que apoiaram o crescimento da DECO PROteste e consolidaram o seu trabalho junto dos consumidores. Em 1993, a DINHEIRO & DIREITOS, antes uma rubrica da PROTESTE, constitui-se como projeto autónomo para cuidar da carteira e descodificar os direitos dos consumidores. Na linha de publicações especializadas, em 1995, são lançadas a TESTE SAÚDE e a PROTESTE QUINZE, atualmente PROTESTE INVESTE.

Em 1999, já com mais de 200 mil membros da DECO PROteste, abrem-se as portas do universo digital, com o site www.deco.proteste.pt. Numa década, o número de membros duplica para mais de 400 mil. Todos os meses, os sites da DECO PROteste são visitados por mais de um milhão de consumidores.

Diariamente surgem, no mercado, novos produtos e serviços de várias marcas e com técnicas de promoção e venda cada vez mais agressivas. Por isso, o consumidor precisa de informação detalhada e imparcial para fazer escolhas acertadas, de acordo com as suas reais necessidades e possibilidades financeiras.
 
Os testes comparativos, as investigações, as intervenções públicas e os serviços da DECO PROteste servem para tornar o dia-a-dia do consumidor mais fácil e seguro. Pelos consumidores, a organização envolveu-se em várias ações que são marcos na luta por produtos mais seguros e práticas de mercado mais justas.


Uma década notável

Os últimos 10 anos ficam marcados por uma enorme atividade pública,  criando um significativo impacto em várias áreas da vida dos consumidores e da sociedade portuguesa. Dos combustíveis aditivados, à eletricidade, passando pelo Dieselgate, correção dos valores do IMI, ações judiciais contra o Facebook e a Apple. 

Uma década excecional:

  • 2010 - primeira petição pública "Eletricidade sem extras".
  • 2012 - campanha "Igual ao litro".
  • 2013 - 1º leilão de eletricidade e gás "Conta sem custos".
  • 2014 - compra coletiva de combustíveis; campanhas"Poupe na botija" e "Pague menos IMI"; lançamento do cartão DECO+.
  • 2015 - campanhas "Afetados Volkswagen" e "Dinheiro dos contadores".
  • 2017 - 1.ª edição da NET Viva e Segura em parceria com a Google; campanhas "Lixo não é água" e "Os meus dados são meus"; petição "Comissões fora".
  • 2018 - campanhas "Cura para seguros" e "Bastam 6%"; ações judiciais contra o Facebook e operadoras de telecomunicações; 1.ª edição das "Visões do Futuro"; revistas digitais (app).
  • 2019 - campanhas "Ganhe mais no PPR", "Pague menos IMI" e "Comissões MB WAY"; nova homepage da DECO PROteste;  primeira compra coletiva de renting "Carro com desconto".
  • 2020 - conferências “Parar para Pensar” e conferências da Proteste Investe. Lançamento do Portal da Sustentabilidade e da segunda vaga da ação “Água não é lixo”. Proposta de criação do Dia Nacional da Sustentabilidade.
  • 2021 – ação judicial contra a Apple.

Com o desenvolvimento de novas áreas de serviços prestados, a atividade da DECO PROteste reinventa-se a cada ano, acompanhando as necessidades dos consumidores. As várias equipas incluem especialistas nas diversas áreas que testam, analisam e fazem a ponte com as autoridades ao detetarem os problemas e ao tornarem-nos públicos. A estrutura da DECO PROteste permite que a informação rigorosa chegue a sua casa e que, caso queira, exista um contacto personalizado com os nossos serviços.

Temas que lhe podem interessar