Portugueses reclamaram menos em janeiro deste ano do que em período homólogo ou em pré-pandemia

A DECO PROTESTE, organização de defesa do consumidor, registou 27 463 queixas em janeiro deste ano, um valor inferior ao reportado em período homólogo (27 794) ou em janeiro de 2020 – período pré-pandemia (31 576). Este balanço da organização, que surge em antecipação ao Dia Mundial do Consumidor (15 de março) salienta ainda um aumento das reclamações escritas e revela que são os Serviços Financeiros os que geraram o maior número de queixas.
Em janeiro de 2022 e de 2021 os portugueses reportaram menos queixas por telefone e recorreram a meios escritos, de forma a que houvesse um registo das ocorrências descritas. Ao contrário do balanço anual da DECO PROTESTE, o primeiro mês deste ano não foi liderado pelas queixas ao Sector das Telecomunicações, sendo agora evidente um descontentamento maior para com os Serviços Financeiros (1 412 e 1 840 queixas respetivamente).
Segundo a organização de defesa do consumidor, as reclamações registadas em janeiro de 2022 sobre os Serviços Financeiros relacionam-se com Créditos (escolha, alterações e transparência no processo); Seguros (prémios, sinistros ocorridos e interpretação correta de cláusulas) e Produtos Financeiros (escolha, comissões aplicadas e juros).
Por outro lado, a crescente preocupação com as reclamações escritas por parte dos consumidores é uma realidade a salientar. Rita Rodrigues, Head of Media e Public Affairs da DECO PROTESTE afirma que “segundo a nossa experiência, as reclamações dos portugueses têm ainda maior impacto na resolução das questões relatadas se as mesmas tiverem uma exposição pública e online, daí que seja notada uma maior procura pela Plataforma Reclamar do que em período pré-pandemia, tendo em conta que a média de resolução do problema entre o consumidor e a empresa em questão se tem situado, em média, nos cinco dias após a publicação da ocorrência”.
A Plataforma Reclamar tem tido uma procura crescente. Em janeiro de 2022, este canal da DECO PROTESTE reportou 2 261 reclamações, destacando-se as referentes a Bens de Consumo (658) e Comunicações Eletrónicas (499). Neste espaço, e no que aos Bens de Consumo diz respeito, os consumidores expõem casos concretos sobre garantias de artigos adquiridos e que têm alguma anomalia; questões com vendas online, atrasos, correspondência e respetiva devolução e direitos ou transparência de informação prestada relativamente a características, preço e disponibilidade.
Sobre as Comunicações Eletrónicas, os temas mantém-se semelhantes a anos anteriores, realçando-se as questões referentes a mudanças de fornecedor, velocidade de internet e transparência de preços e condições por parte dos operadores.
Da experiência da DECO PROTESTE, a plataforma Reclamar é a que tem maior impacto para os consumidores, sendo mais ágil a resolução da questão publicada. Todos os consumidores que precisarem de apoio, poderão visitar este canal e solicitar a ajuda da organização de defesa do consumidor.
A DECO PROTESTE é a maior e mais representativa organização portuguesa de defesa dos consumidores. Intervém em cerca de 20 grandes áreas da vida dos consumidores através dos seus estudos, testes, análises de produtos e serviços, pareceres técnicos de especialidade e ações reivindicativas. O seu objetivo é criar consumidores mais informados e, por isso, mais exigentes e proativos na defesa dos seus direitos. Integra o grupo internacional Euroconsumers, que reúne organizações de defesa dos consumidores de Espanha, Itália, Bélgica e Brasil.
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