A segurança online tem de ser melhorada

É necessário um aumento generalizado da segurança destas plataformas e da navegação online, de modo a que os dados dos utilizadores sejam, pelo menos, de muito difícil extração ou acesso.
Embora se trate de um problema decorrente de uma funcionalidade que permitia encontrar outros utilizadores da rede através do seu número de telemóvel, e que foi abandonada em 2019 pelo Facebook, e que também abrangia o Instagram, gostaríamos de sensibilizar a tecnológica americana para a nossa exigência recorrente – são necessárias novas políticas de segurança para as redes sociais e uma maior proteção dos seus utilizadores.
De acordo com os dados conhecidos sobre esta fuga de informação, terão ficado acessíveis, entre outras informações, números de telefone, vários dados pessoais (como nome completo, localização, datas de nascimento, notas biográficas) e endereços de email.
Em comunicado, o Facebook aconselha os seus utilizadores a reverem o acesso de outros utilizadores ao seu email ou número de telefone, e recomenda e uma revisão regular das opções de Privacidade das respetivas contas.
A DECO PROTESTE disponibiliza igualmente um conjunto de conselhos para a navegação online, que conferem maior robustez à segurança de todos os utilizadores.
Sobre a DECO PROTESTE
A DECO PROTESTE é a maior e mais representativa organização portuguesa de defesa dos consumidores. Intervém em cerca de 20 grandes áreas da vida dos consumidores através dos seus estudos, testes, análises de produtos e serviços, pareceres técnicos de especialidade e ações reivindicativas. O seu objetivo é criar consumidores mais informados e, por isso, mais exigentes e proativos na defesa dos seus direitos. Integra o grupo internacional Euroconsumers, que reúne organizações de defesa dos consumidores de Espanha, Itália, Bélgica e Brasil.
Saiba mais em Corporate | DECO PROTESTE
Burson Cohn & Wolfe - Catarina Névoa
91 006 57 34
Catarina.nevoa@BCW-global.com