Moradia Loures | AQS, ventilação e climatização
Bom dia, vou construir moradia em Loures, com cerca de 80m2 por piso (Garagem, R/C, Piso 1 e Sótão). Estou neste momento a ponderar qual a melhor solução de AQS, climatização e ventilação.Iremos instalar VMC por condutas em todas as divisões. Depois pretendemos uma solução para aquecimento/arrefecimento das várias divisões – estamos indecisos entre AC ou VC. Em termos de painéis solares fará sentido fotovoltaicos ou apenas painéis para AQS?Dependente da solução de aquecimento/arrefecimento está a escolha da redundância para AQS, que pode ser BC ou caldeira a gás ou outra solução.O que proponham neste caso?
Caro Pedro,
em primeiro lugar, repetimos que devem seguir o que está no Projeto de Térmica da habitação. Apenas o Projetista tem acesso a todos os dados sobre a futura habitação para poder desenhar, projetar e dimensionar o sistema de produção de AQS, climatização e renovação do ar de forma concertada e equilibrada, cumprindo com os requisitos legais em vigor.
Algumas perguntas:
Nota que uma construção nova é obrigada a estar equipada com um sistema solar térmico para a produção de AQS. No limite e em situações técnicas em que estas soluções não são possíveis, pode-se substituir o sistema solar térmico por um outro sistema baseado em energias renováveis desde que contribua com o mesmo que o sistema solar térmico contribuiria. Por isso, o solar térmico é para nós uma "não-questão". Devem instalar um sistema solar térmico este tem de ter um apoio: pode ser um esquentador a gás natural (mais económico), uma bomba de calor (mais eficiente) ou uma caldeira a pellest (custo por kWh mais baixo).
Deve pensar o sistema (climatização + produção de AQS) como um todo e de forma integrada. Por exemplo, se optar por um sistema solar térmico com bomba de calor (reversível), pode recorrer a piso radiante (sistema de baixa temperatura) e ter a casa climatizada no ano inteiro (calor e frio). Mas o sistema tem de ser pensado e desenhado para tal - não é boa política ter sistemas redundantes e sobrepostos (aumento desnecessário de custos, etc).
A Equipa Energias Renováveis