Solução de Aquecimento e Arrefecimento
A diversidade de soluções no mercado é vasta e difícil de escolher porque "cada cabeça sua sentença". Qual seria a melhor solução custo-benefício tendo em conta a utilização abaixo indicada ? :
- Casa T1 (a construir de raíz) tipo loft com mezannine com total de 120m2 (piso 1 com 80m2 e piso 2 com 40m2).
- Ocupação duas pessoas
- 1 WC completo no quarto e um WC social
- Casa com duas frentes e orientação solar Noroeste e Sudeste
- Logradouro a sudeste com pequena piscina de 14m2 e que se pretende aquecida.
- Piso zero: microcimento ; Piso 1: soalho de pinho tratado.
- Utilização: Fim de semana essencialmente, mas de junho a setembro poderá ter estadias mais prolongadas.
- Tem salamandra na sala e o tubo passa pelo quarto no piso superior.
- Não se pretende aparelhos de aquecimento/arrefecimento à vista e presos às paredes.
- Não se pretende instalação a gás.
Antecipadamente grato pela ajuda que a equipa de Energias Renováveis possa dar a sugerir a solução mais indicada.
Cumprimentos,
Pedro Sequeira
Boa tarde,
Em primeiro lugar o edifício deve ser projetado de forma a ter o menor consumo de energia, tanto de inverno como de Verão. Por exemplo, no vão orientado a Sueste, as janelas devem ter uma proteção solar para evitar o aquecimento do edifício.
Pode consultar por exemplo a publicação “Conceitos Bioclimáticos para os Edifícios em Portugal- Helder Gonçalves e João Mariz Graça”.
Existem também em Portugal, gabinetes de arquitetura que trabalham em arquitetura bioclimática/casas passivas.
Pode também falar com um perito qualificado e verificar quais as estratégias que devem ser aplicadas de forma a ter uma melhor classificação energética do edifício. Pode encontrar um perito da sua zona em: www.sce.pt/.../
Tendo em conta que pretende que todos os equipamentos funcionem por eletricidade deve verificar qual a potência que vai necessitar, para que assim junto da E-REDES confirme se esse valor está disponível na zona de implantação do edificio. Pode sempre utilizar os painéis fotovoltaicos para reduzir esse consumo, mas para isso deve garantir espaço e pontos de fixação na cobertura e uma zona técnica onde colocar o inversor e também as baterias, se for o caso.
Pode optar por uma Bomba de calor (BC) que irá fazer o aquecimento da água de um depósito (mínimo 100L a 150L), aquecimento da piscina e também a climatização por piso radiante hidráulico. A BC também pode fazer a climatização no Verão, mas nunca consegue fazer temperaturas muito baixas com o piso radiante, devendo para isso utilizar os ventiloconvectores, mas que para o seu caso, deveriam de estar ocultos.
Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,
Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis