última atualização: 02/04/2021

Hipoteses para AQS e Aquecimento - Moradia T4

Boa Noite,

Estou a iniciar a fase das Especialidades de um projeto de uma Moradia T4 com 200 m2, R/C com aproveitamento de sótão, em Évora. A casa irá ter bons isolamentos, e tem boa exposição solar.

Vamos colocar AC para o Arrefecimento. 

2 Questões que quero colocar:

1- Gostaria de saber qual a opção que considera mais eficiente para o seu aquecimento? Em termos de conforto, gastos mensais, etc. Estamos a ponderar a instalação de Piso Radiante. Mas tenho receio de ter consumos muito elevados. 2- Para as AQS, que sistema considera mais eficiente colocar? Entre Paineis Solares, Bomba de Calor, e Esquentador a Gás, dentro das características da moradia que referi acima. 

Obrigado.  

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
02/04/2021

Boa tarde,
Relativamente à produção das AQS e visto que tem uma boa exposição solar deverá optar pela colocação de coletores solares térmicos.
A energia produzida por sistemas solares térmicos no âmbito do Sistema de certificação energética de edifícios (SCE) deve ser calculada através do software SCE.ER, disponível em: https://www.dgeg.gov.pt/pt/areas-setoriais/energia/energias-renovaveis-e-sustentabilidade/sce-er/

Dados:
- Moradia T4
- Localização: Évora
- Numero de ocupantes convencional por fração – 5 (tipologia +1)
- Consumo diário por ocupante – 40L
- Consumo global diário – 200L

Com base nestes valores, é efetuada uma simulação, considerando 5 coletores solares padrão REH e depósito de 250L,obtendo-se os seguintes valores:

  • Necessidades de energia regulamentar (REH) – 2969Wh/ano
  • Fração solar - 1925KWh
  • Apoio – 1045KWh

Nota: Características do coletor padrão: (Área de abertura de 0,65 m2 por ocupante convencional; o Rendimento ótico de 73%; o Coeficientes de perdas térmicas a1= 4,12 W/(m2 .K2 ) e a2 = 0,014 W/(m2 .K2))
A escolha de um Sistema Solar térmico (SST) ou outra fonte de energia renovável tem de obrigatoriamente ser capaz de produzir igual ou maior quantidade de energia que valor calculado anteriormente de 2969KWh. Se for inferior então não cumpre os requisitos mínimos do REH.

Para a climatização pode optar pela colocação de piso radiante e ventiloconvectores, ou seja no Inverno é efetuado o aquecimento no chão e no Verão para conseguir um arrefecimento mais rápido utiliza os ventiloconvectores. Desta forma não seria necessário o investimento num equipamento de ar condicionado.

A bomba de calor irá efetuar a climatização e o aquecimento complementar das AQS, por intermédio de um depósito que está também interligado aos coletores solares térmicos.

É importante que verifique qual a potência elétrica que está prevista no projeto por forma a ser suficiente para o funcionamento destes equipamentos.
Aconselhamos a que mande fazer um projeto para a climatização e produção de AQS de forma a que fique tudo bem definido, como por exemplo tipo de equipamentos a serem aplicados, sua potência, traçado e dimensões de tubagens, etc. Desta forma consegue solicitar orçamentos com base nestes pressupostos e garantir que tem um sistema bem dimensionado e corretamente instalado.
Para a produção de energia pode optar pela colocação de um inversor hibrido (permite upgrade para baterias de Lítio) colocado na zona técnica e interligado com o quadro elétrico principal. É importante que exista um ponto de internet junto do inversor e uma tubagem desde o inversor ao quadro elétrico principal (QP) para a colocação de cabo de comunicação. Também deve ser garantido no QP um espaço para o equipamento de medição de consumos (4 módulos), mas em algumas marcas utilizam uma pinça colocada no cabo de alimentação do QP.
Por ultimo sugiro que faça a pré-instalação para um posto de carregamento de viatura elétrica, em que deve garantir no QP espaço para as proteções (interruptor diferencial e disjuntor) e um cabo elétrico direto desde o QP até ao local definido para o posto.
Caso seja possível depois informe de qual foi a decisão.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.