última atualização: 29/09/2020

Expulsão de Ar Bomba de Calor

Boa tarde,

Estou a remodelar uma casa e vou colocar ar condicionado e queria substituir o termo-acumulador existente.

Na instalação da bomba de calor com sistema split obriga a que a unidade exterior esteja perto do sistema interior?

No caso de optar pelo sistema monobloco que não tem unidade exterior posso usar a canalizacao existente de extracao de ar da cozinha(do antigo esquentador) do apartamento? Ou tera que ser uma nova mais direta para o exterior? O objectivo era colocar esta bomba de calor na zona no antigo esquentador e actual termo-acumulador. 

 

 

Obrigado pela ajuda.

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
29/09/2020

Olá Maria, 

No caso de já ter optado por uma marca e modelo de bomba de calor deverá consultar quais são as condições de instalação desse equipamento. Na instalação sem recurso a condutas, deve ser garantido um volume mínimo do local de instalação, como exemplo, algumas marca recomendam um volume superior a 20m2.

Com condutas (insuflação e extração), a dimensão das mesmas pode ser de 160mm e o ideal é a colocação das tubagens para o exterior da casa. Sendo assim, não é aconselhado a utilização da tubagem que anteriormente era utilizada para o esquentador.
Analise com o instalador todos estes pormenores de instalação e faça de acordo com o que ele diz e como a marca recomendar nos manuais de instalação.

Obrigado, 
Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.