Esquentador a gás natural vs Sol. eléctrica
Olá,
O equipamento que temos para aquecimento de aguas já tem muitos anos e está agora na hora de se reformar.
Somos um agregado familiar de 3 adultos, em que maioritariamente 2 usam o aquecimento das aguas de manhã e um terceiro á noite.
O que me aconselham? Continuar numa solução baseada em gaz natural ou uma solução com base em termoacumulador ou esquentador elétrico, ou outro?
Dado também relevante, é que atualmente este é o único equipamento a gás que temos. Logo qualquer uma das opções terá impacto no contrato atual - Contrato EDP combinado entre eletricidade e Gás - Tarifa Bi-Horario, com ciclo diário.
A duvida será se a nível de fornecimento, compensa mais eliminar a componente gás e aumentar potencia contratada ou manter estas duas fontes de energia distintas.
Desde já grato em antecipação ás vossas ideias e comentários.
Olá José,
Em primeiro lugar deverá verificar se possui todas as condições para a aplicação de um termoacumulador elétrico, tais como:
- Potência suficiente na sua instalação elétrica;
- Um circuito direto ao quadro geral com interruptor diferencial de 30mA (obrigatório por lei);
- Espaço para colocação do equipamento, no mínimo com um volume de 80 a 100L;
- Esgoto junto do termoacumulador para eventual purga da válvula de segurança;
- Espaço para colocação de um vaso de expansão, pois com o aumento de temperatura, a pressão da rede aumenta, e por vezes obriga a válvula de segurança a pingar. Com a colocação deste dispositivo esta situação não acontece.
A opção por um esquentador elétrico não é viável, pois irá produzir um caudal reduzido e necessita de uma potência elétrica elevada.
Considere, também, que o aquecimento de água por uma resistência elétrica é ineficiente, e normalmente a maioria dos termoacumuladores possui uma classificação energética C, em contraste com os esquentadores a gás que possuem uma classificação energética de A.
Para aquecer o mesmo volume de água, à mesma temperatura, um termoacumulador irá consumir mais energia do que um esquentador.
Nesta perspetiva, a opção do esquentador a gás natural é a ideal, e para que o consumo ainda seja menor deverá adquirir um esquentador termostático, que permite uma redução no consumo de gás, pois é feita uma regulação da chama de acordo com a temperatura de entrada da água fria. No caso de ter problemas de extração dos gases deve optar por um equipamento ventilado.
Veja no nosso site os testes efetuados a diversos esquentadores e que poderão ajudá-lo na sua escolha.
Esperamos ter ajudado.
Obrigado,
Equipa Energias Renováveis.