última atualização: 23/10/2017
Painel com termossifão: necessidade de sistema complementar?
Boa tarde,
tenho andado a ver casas para comprar e uma das que vi (ainda em construção) prevê a instalação de um sistema com 2 painéis solares e um termossifão de 300L para aquecimento da água. No entanto, não prevê nenhum sistema complementar.
A minha dúvida é se o sistema complementar é necessário ou não. O termossifão dá garantias de aquecimento mesmo no inverno?
Obrigado
Bom dia Alexandre,
nenhum sistema solar é completamente autónomo. A radiação solar não tem a mesma disponibilidade ao longo do ano e as necessidades de aquecimento de água também variam, normalmente em sentido contrário ou seja, quando há mais sol é quando necessitamos de aquecer menos a água pois já vem mais quente.
Por causa disso, não é possível dimensionar um sistema solar térmico para cobrir 100% das necessidades anuais. Normalmente fica-se pelos 70%. No resto do tempo, irá necessitar de um sistema de apoio.
Convém optar por um esquentador termostático, pois é o que garante maior eficiência e maior prioridade ao sol.
Cumprimentos
Bom dia João,
Obrigado pela resposta. Surgiram-me foi novas dúvidas.
A construção não prevê instalação de gás, pelo que o esquentador termostático seria uma solução pouco desejada.
Há alguma solução alternativa?
Tenho pesquisado sobre a utilização de um termoacumulador como sistema complementar mas ao que parece, não é possível sem que se perca a prioridade ao sol. Correcto?
Obrigado
Olá Alexandre,
Não tendo em casa acesso ao gás, sobram as soluções de consumo usualmente utilizadas de eletricidade ou biomassa.
A solução da utilização de um termoacumulador como sistema complementar é uma solução viável e provavelmente a melhor solução, garantindo um volume extra de água quente, face ao sistema solar térmico, neste caso, em mais que os 300 l e não se perde a prioridade ao sol. Não é a solução mais em em conta do ponto de vista de custos de utilização, há medidas que se podem tomar para o reduzir como adotar bi-horária e instalar um programador para limitar o funcionamento de termoacumulador no melhor horário.
Sem ser o termoacumulador, pode usar uma resistência elétrica para aquecimento da água no inverno, mas trata-se de uma solução muito pouco eficiente e menos prático apesar de relativamente barata.
Uma bomba de calor de AQS no interior da habitação como apoio a 2 painéis Solares seria uma solução, mas neste caso o termossifão teria de ser substituído por uma circulação forçada, esta seria uma solução bastante eficiente e confortável.
Estamos a falar de uma moradia certo? A casa vai ter aquecimento central?
Cumprimentos