última atualização: 15/12/2016

Painel solar térmico + apoio de esquentador elétrico

Vou iniciar a construção de uma moradia com 3 quartos na ilha da Madeira.

Para fornecimento de AQS pretendo instalar um painel solar térmico de 300 litro termosifão. Como não vou instalar gás em casa estou na dúvida de qual o melhor sistema de apoio. Já vi por meio de outras discussões que a resistência eletrica no depósito não é a melhor opção, que será fazer o pré aquecimento com o sistema solar e depois complementar, se necessário com o apoio. 

Estou na duvida entre o termoacumulador e o esquentador eletrico. Será que o ultimo compensa...

Obrigado

Nuno Timóteo

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
13/12/2016

Bom dia, caro Nuno Timóteo

Efetivamente, é possível obter uma maior fração solar se usar o sistema solar térmico como pré-aquecimento e um sistema de apoio a jusante deste.

Um esquentador elétrico, é um aparelho que deverá aquecer a água, de forma instantânea, sempre que a sua temperatura esteja abaixo do valor desejado. Para garantir que tem um caudal satisfatório no ponto de tiragem, um esquentador elétrico que lhe garanta um caudal de 10 litros por minuto para uma elevação de temperatura de 25ºC necessita de cerca de 18kW, o que poderá ser excessivo para uma instalação eletrica doméstica.

O termoacumulador irá ocupar mais espaço e deverá estar permanentemente aquecido mas irá permitir um aumento no volume de água disponível.

Por outro lado, se utilizar a resistência no interior do acumulador solar, deverá garantir que esta seja programada para funcionar apenas fora das horas de sol e ajustada ao seu perfil de consumo. De outra forma, irá perder a prioridade ao sol, o que terá um grande impacto na poupança de energia que poderá conseguir.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Faça login para aceder a este conteúdo. 
14/12/2016
, Respondeu:

Qual seria a capacidade recomendável para o termoacumulador para uso de no máximo 4 pessoas?
Obrigado pela vossa ajuda!

Faça login para aceder a este conteúdo. 
15/12/2016
, Respondeu:

Bom dia, caro Nuno Timóteo

à falta de informação real sobre o consumo de água quente, poderá considerar os valores indicados na Portaria nº 349-C/2013 de 40 litros por pessoa, o que daria um valor de 160 litros.

Este é um valor de referência para efeitos de cálculo do desempenho energético de edifícios. Poderá ajustá-lo à duração dos banhos, caudal nas torneiras e até em função da simultaneidade dos banhos. Se das 4 pessoas, duas tomarem banho de manhã e outras duas à noite, poderá reduzir o volume acumulado uma vez que tem bastante tempo para aquecimento entre utilzações. Se, por outro lado, pretende tirar partido da tarifa bi-horária, poderá sobredimensionar o volume do termoacumulador para evitar que necessite de aquecer fora das horas de vazio.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.