última atualização: 15/01/2019

AQS apartamento T3

Tenho um apartamento T3 para remodelar onde irão habitar 2 pessoas. O edifício tem rede de gás natural, mas considero a opção de não ter gás na casa, optando pos sistemas eléctricos. Excluindo a hipótese de um termoacumulador, e pelas pesquisas que tenho feito, as soluções poderiam ser:

- Esquentador a gás natural

- Esquentador eléctrico

- Caldeira convencional

- Caldeira de condensação

- Bomba de calor

Qual destas seria a melhor solução para aquecimento de águas sanitárias, pensando na eficiência energética, gastos e conforto?

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
14/01/2019

Restaurei uma habitação e pretendo comprar um esquentador elétrico.
A casa de bando está a12 metros da cozinha, o que me aconselham.~
Já devolvi u, que só dava para 3 metros,

Faça login para aceder a este conteúdo. 
15/01/2019
, Respondeu:

Olá Vitor,

Para melhor aconselhamento pode indicar-nos as razões que levaram à escolha do esquentador elétrico? 

Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
23/11/2018

Bom dia Diana, 

Pelo que subentendo não pretende utilizar a tecnologia uniformizada tanto para o aquecimento AQS como para aquecimento do ar. Assim, podemos desde já excluir a instalação de uma caldeira de condensação que represente um investimento elevado, mas com a funcionalidade de aquecer dois circuitos independentes: aquecer os banhos e fazer o aquecimento central (ex: radiadores). 

Das soluções apresentadas, aquelas que apresentam custos muito competitivos de utilização são a bomba de calor AQS e o esquentador a gás natural com uma pequena vantagem para a BC, que se bem gerida tarifário elétrico adequado poderá poupar significativamente no seu uso. 

Apesar de a BC ser muito eficiente o seu uso traduz-se numa maior vantagem quanto maior for a necessidade. Se a mesma for usada para pequenos banhos de 2 pessoas a mesma pode não compensar devido ao alto investimento inicial. 

O esquentador a gás natural corresponde a um investimento mais em conta e que proporciona aquecimento dos banhos instantaneamente com um custo de utilização muito competitivo.

O esquentador elétrico é sem dúvida o equipamento com um investimento mais baixo, mas com elevados consumos durante a sua utilização, não sendo a opção mais acertada para a Diana.

Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias Renováveis