AQS apartamento T3
Tenho um apartamento T3 para remodelar onde irão habitar 2 pessoas. O edifício tem rede de gás natural, mas considero a opção de não ter gás na casa, optando pos sistemas eléctricos. Excluindo a hipótese de um termoacumulador, e pelas pesquisas que tenho feito, as soluções poderiam ser:
- Esquentador a gás natural
- Esquentador eléctrico
- Caldeira convencional
- Caldeira de condensação
- Bomba de calor
Qual destas seria a melhor solução para aquecimento de águas sanitárias, pensando na eficiência energética, gastos e conforto?
Restaurei uma habitação e pretendo comprar um esquentador elétrico.
A casa de bando está a12 metros da cozinha, o que me aconselham.~
Já devolvi u, que só dava para 3 metros,
Olá Vitor,
Para melhor aconselhamento pode indicar-nos as razões que levaram à escolha do esquentador elétrico?
Com os melhores cumprimentos
Equipa Energias Renováveis
Bom dia Diana,
Pelo que subentendo não pretende utilizar a tecnologia uniformizada tanto para o aquecimento AQS como para aquecimento do ar. Assim, podemos desde já excluir a instalação de uma caldeira de condensação que represente um investimento elevado, mas com a funcionalidade de aquecer dois circuitos independentes: aquecer os banhos e fazer o aquecimento central (ex: radiadores).
Das soluções apresentadas, aquelas que apresentam custos muito competitivos de utilização são a bomba de calor AQS e o esquentador a gás natural com uma pequena vantagem para a BC, que se bem gerida tarifário elétrico adequado poderá poupar significativamente no seu uso.
Apesar de a BC ser muito eficiente o seu uso traduz-se numa maior vantagem quanto maior for a necessidade. Se a mesma for usada para pequenos banhos de 2 pessoas a mesma pode não compensar devido ao alto investimento inicial.
O esquentador a gás natural corresponde a um investimento mais em conta e que proporciona aquecimento dos banhos instantaneamente com um custo de utilização muito competitivo.
O esquentador elétrico é sem dúvida o equipamento com um investimento mais baixo, mas com elevados consumos durante a sua utilização, não sendo a opção mais acertada para a Diana.
Com os melhores cumprimentos
Equipa Energias Renováveis