Como testamos

Painéis solares fotovoltaicos: como testamos

19 junho 2024
Pormenor de um telhado cor de tijolo com três painéis solares instalados, dispostos em escada, com uma paisagem verde como fundo.

19 junho 2024

Para determinar o desempenho e a qualidade dos painéis fotovoltaicos são feitos vários testes com base nas regulamentações internacionais. O teste a painéis solares realiza-se em duas fases. Saiba como testamos.

O principal objetivo do teste a painéis solares da DECO PROteste é determinar o desempenho e a qualidade dos painéis fotovoltaicos. Para tal, são conduzidos diversos ensaios laboratoriais, seguindo um programa de teste realizado e estruturado com base nas regulamentações internacionais previstas para módulos fotovoltaicos:  EN50380:2003 e IEC61215:2005.

A análise começa com a inspeção visual dos módulos fotovoltaicos para garantir que não ocorreu nenhum dano grave na sua estrutura que possa influenciar o seu correto desempenho e também a segurança da sua utilização. 

O teste de painéis solares divide-se em duas fases principais: avaliação laboratorial do módulo, conforme adquirido, e após exposição real direta ao sol, com a repetição dos diferentes testes em ambas as condições. Todos os painéis são sujeitos a condições de teste idênticas.

Os modelos testados pela DECOPROteste são os painéis tradicionais de silício (mono/poli cristalinos), bifaciais e PERC.

Eficiência e potência do sistema fotovoltaico

Em laboratório, determinam-se a eficiência e a potência real do painel, comparando os resultados obtidos com os valores declarados pelo fabricante. Esta análise ocorre nas duas fases de ensaio de sistemas fotovoltaicos já referidas, quando estes chegam ao laboratório e após exposição solar. Desta forma, é possível aferir potenciais declínios no desempenho destes produtos após submetê-los a exposição solar:

  • quando chegam ao laboratório com estabilização da potência com exposição à radiação solar de 25 kWh/m2;
  • após exposição solar com estabilização da potência com exposição à radiação solar de 60 kWh/m2.

Os parâmetros avaliados durante as duas fases de ensaio são variados.

  • Determinação da potência máxima de produção: a medição da potência de um painel fotovoltaico refere-se à quantidade de energia elétrica que um painel consegue produzir a partir do seu contacto com a luz do sol. A medição é feita em Watts e diz respeito à capacidade dos painéis fotovoltaicos em converter a luz solar em energia elétrica para o consumo da sua casa.
  • Eletroluminescência: funciona como um raio-x ao painel, que permite aferir qual o estado dos seus componentes internos e detetar danos que não são visíveis a olho nu, problemas de produção ou ambos. 
  • Corrente de fuga de humidade: é um teste de resistência elétrica que permite analisar o nível de isolamento elétrico de equipamentos elétricos e eletrónicos e consequentemente verificar se estes cumprem com os requisitos de segurança elétrica. O teste é realizado mergulhando o aparelho em água com um cabo conectado aos cabos elétricos do aparelho e o outro conectado à água. É realizado em módulos fotovoltaicos para qualificá-los para certificação de acordo com o IEC61215:2005.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.