Respondemos às principais dúvidas sobre esquentadores.
Como limpar o esquentador?
O esquentador deve ser limpo, no exterior, de acordo com as indicações presentes no manual de instruções. À partida, um pano húmido servirá para remover o pó da superfície exterior. Não toque nem mexa no interior do aparelho. Nunca tire a tampa do aparelho para o limpar, aspirar, remover pós ou teias. Apenas os técnicos qualificados devem aceder ao interior dos aparelhos.
O que fazer se o esquentador está a pingar água ou tem um comportamento anormal?
Não utilize o esquentador e chame de imediato a assistência técnica. Feche a alimentação do gás e da água.
Qual é o esquentador que consome menos energia?
Seja um esquentador a gás ou elétrico, deve escolhê-lo de acordo com o real perfil de utilização da habitação. Comprar um aparelho superior ao que necessita conduzirá a gastos desnecessários. Além de ser mais caro na altura da compra, vai gastar mais em energia na contratação de uma potência mais elevada. Consulte a etiqueta energética para aparelhos com o mesmo perfil de utilização de produção de água quente sanitária. Desta forma, consegue comparar os consumos energéticos dos vários equipamentos.
Depois de usar o esquentador fica um cheiro esquisito onde está instalado e humidade nas paredes. Há um problema?
Nesta situação, não utilize o esquentador até que um técnico reveja e avalie a instalação do aparelho e o correto funcionamento do mesmo. Abra as janelas e ventile bem o espaço.
O aparelho bloqueia durante uma utilização mais prolongada, e no visor há um código. O que fazer nesta situação?
Deve entrar de imediato em contacto com a assistência técnica do aparelho. Evite ao máximo utilizar o esquentador até que este e a sua instalação sejam revistos por um técnico.