Bebidas vegetais: como testamos

Entre as bebidas vegetais testadas, incluem-se as de soja, aveia, arroz, amêndoa e as misturas destas, tanto na versão clássica como com sabor a chocolate, com ou sem adição de açúcares.
Para avaliar estes produtos, a DECO PROteste recorreu a um algoritmo próprio que permite determinar as melhores escolhas dentro de uma mesma categoria.
A avaliação nutricional resultou do cálculo da classificação segundo o algoritmo do Nutri-Score. Além disso, a DECO PROteste considerou a presença de aditivos e o grau de processamento do produto (número de ingredientes ultraprocessados). Ponderando cada um dos aspetos, obteve-se a qualidade global numa escala de 0 a 100.
Emulsionantes, estabilizadores e reguladores de acidez
Para saber se um alimento contém aditivos, basta consultar a sua lista de ingredientes, onde devem ser enumerados todos os ingredientes que o compõem, incluindo os aditivos, por ordem decrescente de peso.
A legislação europeia define quais são os aditivos autorizados. Estes devem ser mencionados na rotulagem dos produtos pelo nome da categoria a que pertencem (estabilizador, por exemplo) e pela sua designação específica ou número que tenha sido atribuído pela União Europeia (como E418 ou E410).
Alguns aditivos são úteis, outros são aceitáveis se forem utilizados com moderação e se não existir outra alternativa. Contudo, muitos aditivos são desnecessários, dispensáveis e até enganosos como é o caso dos corantes. Estes últimos podem ser usados para restituir ou conferir uma cor mais atrativa aos alimentos.
Para saber se as bebidas vegetais continham aditivos e, se sim, quais, a DECO PROteste consultou a lista de ingredientes. Verificou que a grande maioria das amostras (68%) os continha. Do ponto de vista da segurança, todos os aditivos constantes da lista de ingredientes eram aceitáveis e toleráveis, tendo obtido nota positiva neste parâmetro. No entanto, 45 produtos continham aditivos pouco recomendáveis.
Use o simulador de aditivos para saber quais os aditivos seguros, suspeitos ou mesmo não recomendados para a sua saúde. Basta escrever o nome ou o número do aditivo que deseja procurar.
Além da avaliação nutricional, completa-se a avaliação procurando conhecer a presença de ingredientes ultraprocessados. Estes incluem, entre outros ingredientes, os aromas e alguns aditivos (com exceção, por exemplo, dos reguladores de acidez), tal como referido pelo sistema de classificação NOVA.
Os aromas não são aditivos. No entanto, sendo ingredientes também devem constar da lista de ingredientes sempre que utilizados no fabrico ou preparação de um alimento. A sua utilização nos alimentos é indicadora de maior grau de processamento. Outros ingredientes indicadores de processamento são a adição de proteína (de ervilha, por exemplo), de xaropes (como o xarope de agave) e de fibra (de raíz de chicória e de agave, entre outras). No que se refere ao grau de processamento, estes produtos podem ser considerados produtos processados.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |