5 razões para preferir chocolate preto
Não são boatos. O chocolate preto é mesmo melhor do que o chocolate de leite ou que o chocolate branco. Além de ter menos açúcar, tem mais cacau, fibra e sais minerais. E é mais rico em flavonoides, que se crê protegerem a saúde cardiovascular.

Se precisava de uma desculpa para comer mais um ou dois quadradinhos de chocolate preto, encontrou, não só uma, mas cinco. É mesmo verdade que o chocolate preto tem benefícios que não se encontram noutros tipos de chocolate, como o de leite. Uma das razões para se poder pecar um pouco mais é o facto de ter menos açúcar. Senão, vejamos: um chocolate com 70% de cacau contém cerca de 30% de açúcar. Já o chocolate de leite chega aos 50% de açúcar. Claro que essa benesse não significa carta branca. A moderação continua a ser aconselhada.
E há um motivo extra para se preferir o chocolate preto: é mais estimulante, pois a cafeína faz parte da sua composição. Embora não substitua um café expresso, dá alguma energia.
Cinco motivos para comer chocolate preto
As vantagens do chocolate preto são abrangentes. O cacau, a principal matéria-prima do chocolate, tem alguns benefícios para a saúde. Como é combinado com o açúcar, o valor calórico é considerável. Daí que seja para consumir, mas com comedimento.
1. Maior teor de cacau
A qualidade do chocolate é influenciada sobretudo pelo teor de cacau. Por lei, o chocolate deve conter, no mínimo, 35% de cacau e deve indicar a quantidade no rótulo através da expressão “cacau: … % mínimo”. O chocolate negro contém maior teor de cacau - há chocolates pretos com 74% ou mais - do que o chocolate de leite. Já este, regra geral, tem pouco mais do que 30 por cento.
2. Mais rico em flavonoides
Quanto mais cacau contém o chocolate, maior o conteúdo em flavonoides. Por essa razão, o chocolate negro é mais rico em flavonoides que o chocolate de leite. Há estudos que sugerem que os flavonoides podem estar relacionados com a proteção da saúde cardiovascular.
3. Menos açúcares
O teor em açúcares do chocolate preto é sempre elevado, mas menos do que o do chocolate de leite. Um chocolate preto com 70% de cacau contém, em média, 30% de açúcar. Já o chocolate de leite contém, por norma, cerca de 50% de açúcar.
4. Mais fibra
O chocolate fornece fibra, mas o chocolate preto contém muito maior quantidade, quando comparado com o de leite. Enquanto 100 gramas chocolate de leite fornecem cerca de 1 grama de fibra, a mesma quantidade de chocolate negro fornece cerca de 7 gramas.
5. Mais sais minerais
Com exceção do cálcio, próprio do leite e, por conseguinte, mais presente no chocolate de leite, o chocolate negro contém, em média, mais potássio, fósforo, magnésio, ferro, zinco e selénio.
Chocolate preto é mais estimulante
O chocolate é composto por cafeína, substância que estimula o sistema nervoso central, o que pode levar a sentirmo-nos mais despertos e enérgicos temporariamente. Por 100 gramas, o chocolate de leite contém 16 miligramas de cafeína. Já na mesma quantidade de chocolate negro, a quantidade de cafeína sobe para 64 miligramas. Se considerarmos que um quadradinho de chocolate tem quatro gramas, então cinco quadrados de chocolate de leite representam 3,2 miligramas de cafeína. Os mesmos cinco quadrados de chocolate negro contêm 12,8 miligramas de cafeína. Ainda assim, muito abaixo dos 88 miligramas de cafeína de uma bica.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |