Aditivos nos alimentos: confirme se são seguros ou suspeitos
Aperitivos, charcutaria, condimentos, gelados, molhos, bolos, refrigerantes, sobremesas e sopas desidratadas são exemplos de alimentos ricos em aditivos. A calculadora indica-lhe se os aditivos que estão na lista de ingredientes de um alimento são seguros ou se há suspeitas de problemas. Basta registar-se gratuitamente e criar uma conta no site.
Esta calculadora está disponível apenas para subscritores e simpatizantes. Conheça a nossa oferta.
Perguntas frequentes sobre aditivos alimentares
O que é um aditivo alimentar?
Que tipos de aditivos alimentares existem?
Para que servem os aditivos alimentares?
Os aditivos são utilizados nos produtos alimentares por razões técnicas e/ou comerciais. Poucas vezes têm valor nutritivo. Atuam sobre diversas características dos alimentos ou dos seus ingredientes. Por exemplo, a cor (corantes), a textura (emulsionantes, espessantes, gelificantes, estabilizadores e antiaglomerantes), o sabor (edulcorantes, intensificadores de sabor) e a conservação (antioxidantes e conservantes). Assim, os aditivos utilizam se, por exemplo, para:
- restituir ou conferir uma cor mais atrativa aos alimentos;
- melhorar ou conservar o aspeto dos alimentos até que sejam consumidos;
- substituir nutrientes para reduzir o valor calórico;
- melhorar ou reforçar o sabor;
- aumentar o tempo de conservação.
Alguns aditivos são úteis. Por exemplo, os nitritos são agentes conservantes que atuam contra bactérias que podem produzir toxinas mortais, como o Clostridium botulinum. Outros aditivos são aceitáveis se forem utilizados com moderação e se não existir outra alternativa. Regra geral, o uso de corantes e de intensificadores de sabor é inaceitável porque são dispensáveis e quase sempre enganosos. Estes últimos podem, por vezes, disfarçar a utilização de matérias‑primas de qualidade inferior ou com falta de sabor. Infelizmente, estes logros são frequentes.
Há aditivos alimentares perigosos?
Nas condições de utilização fixadas pela regulamentação, a maioria dos aditivos não traz problemas à maior parte dos consumidores.