PlayStation 5 com ligeira vantagem sobre Xbox Series X
Sony e Microsoft há décadas que mantêm acesa competição, através das consolas PlayStation e Xbox, sem que do confronto, em regra, saia um claro vencedor. 2020 era altura de ambas irem a jogo, com a apresentação das novas gerações. Quis a pandemia que a ocasião fosse empurrada para a época do Natal. Após um teste prático, a PS5 Standard obteve uma pequena vantagem sobre a Xbox Series X, sobretudo devido ao comando inovador.
O que fazer? Talvez a médio ou longo prazo as tão esperadas consolas venham a valer todos os 500 euros que custam. O interesse depende muito da quantidade e da qualidade de jogos exclusivos para estes equipamentos de nova geração, que representem um salto qualitativo face aos atualmente disponíveis, e por agora este número é limitado. Ainda assim, as novas consolas admitem a maioria dos jogos que correm nas gerações anteriores. Comprar ou não comprar depende muito de quanto está disposto a gastar, da frequência com que joga e do tipo de jogos que prefere. Se já tem uma consola das versões mais antigas, contudo, o melhor é esperar pelas novidades. Uma atualização lá para 2021 ou mesmo 2022 não será descabida.
PlayStation 5 traz comando inovador
O hardware é idêntico em ambas as rivais, com capacidade gráfica e de processamento taco a taco. Já o armazenamento é algo superior na Xbox: 1 terabyte (TB) contra 825 gigabytes (GB) da oponente.
O design e o volume dos dois equipamentos apresenta-se bastante distinto. Apesar de um design mais elegante, a PS5 é muito mais pesada. Mas marca pontos no comando. Ao contrário do da Xbox, que sofreu discretas alterações, foi redesenhado e integra agora melhor feedback háptico, palavrão que significa “tátil”. Na prática, em vez de todo o comando vibrar, este efeito, que transmite maior realismo, só é sentido em algumas partes. O comando da PS5 integra ainda um microfone, que permite conversar com adversários em jogos online, mesmo sem auscultadores. E inclui um pequeno speaker, que dá a possibilidade de conversar e emite sons que acompanham os movimentos durante o jogo, proporcionando uma experiência sensorial diferente.
A interface da PlayStation 5 é mais intuitiva. Mas, em termos gráficos, ambas as consolas são muito potentes e estão preparadas para jogos em resolução 4K, com fluidez até 120 Hz e com a representação de reflexos de luz e sombras em tempo real (o chamado ray tracing). Normalmente, os produtores de jogos têm de escolher entre mais resolução ou mais fluidez.
Novas consolas ainda com poucos jogos exclusivos
As duas consolas são compatíveis com a maioria dos jogos de gerações anteriores, sendo que alguns foram entretanto melhorados especificamente para os novos equipamentos. O efeito é similar ao incremento da placa gráfica de um computador. Embora ainda haja poucos títulos para estes aparelhos, a PS5 também aqui leva uma pequena vantagem.
Quanto a preços, dá empate. Os principais jogos têm quase sempre preço igual nas várias gerações das consolas arqui-inimigas. E nem nos requisitos para jogar online o empate se desfaz. Infelizmente, mantém-se a exigência de uma subscrição mensal. Há vários planos, sendo os mais básicos de 6,99 euros na Xbox e 8,99 euros na PlayStation.
Escolha a consola certa para o seu perfil
Acesso a conteúdos exclusivos!
Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.
Não tem conta? Criar conta gratuita
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Ainda não foi desta que o lendário braço-de-ferro entre PlayStation e Xbox ditou um claro vencedor. Um teste prático às muito ansiadas novas gerações das consolas rivais dita uma pequena vantagem para a PS5.
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .As características técnicas da Sony PlayStation 5 Standard e da Microsoft Xbox Series X não são muito diferentes. Quer ver? A primeira tem capacidade de 825 GB, numa caixa de 390 × 260 × 104 mm; placa gráfica customizada, baseada na AMD Radeon RX6000; interface bem conseguida; resolução 4K, fluidez até aos 120 Hz e efeitos de luz e sombras por hardware; e comando redesenhado, com feedback realista e microfone. Tem funcionamento silencioso e não mostrou sinais de aquecimento evidente durante o teste.
Por sua vez, a Xbox mostra como cartão de visita capacidade de 1 TB, numa caixa com 301 × 151 × 151 mm; placa gráfica customizada, baseada na mesma plataforma; AMD Radeon RX6000; interface bem conseguida, embora um pouco menos intuitiva do que a da PlayStation; resolução 4K, fluidez até aos 120 Hz e efeitos de luz e sombras por hardware; e comando idêntico ao da versão anterior, com boa ergonomia, apenas dotado de melhorias subtis. Também esta consola se mostrou muito silenciosa, embora aqui o aquecimento já fosse bem mais evidente.
A saída do labirinto vai depender do perfil de utilização do jogador e do montante que está disposto a gastar. Perante tal equilíbrio, existe ainda um fator decisivo: caso tenha uma das consolas da geração anterior (Sony PS4 Slim/Pro e Microsoft Xbox One S/X), a possibilidade de reaproveitar a quase totalidade dos jogos é de extrema importância.
Quem procura o melhor e está disposto a gastar 500 euros

Sony PlayStation 5 Standard
499,99 euros
As versões mais musculadas das consolas de nova geração têm um desempenho muito idêntico. Mesmo assim, a PS5 marca alguns pontos: comando remoto com melhor feedback (vibrações e som), interface gráfica mais bem conseguida e, por enquanto, mais jogos exclusivos, assim como menos aquecimento percecionado durante o teste. Como referimos, se já tiver uma PS4 ou Xbox One e estiver a ponderar o update, a retrocompatibilidade é um argumento de peso: pode usar nas novas consolas a maioria dos atuais jogos e mesmo alguns acessórios. Olhando ao custo dos novos aparelhos e à falta de jogos exclusivos em quantidade, a mudança ainda não se justifica.
Quem quer desempenho elevado sem gastar muito

Sony PlayStation 5 Digital
399,99 euros
Para começar, se a versão Digital da PS5, que custa 400 euros, estiver no orçamento, é a melhor opção: igual à consola Standard, apenas lhe falta o leitor de blu-ray. Se precisar de descer a fasquia até aos 300 euros, a Xbox Series S é a alternativa mais interessante. Ao nível do CPU e da componente gráfica, esta consola está muito acima da Xbox One S (249 euros) e é mesmo ligeiramente superior à Xbox One X (349 a 399 euros), o aparelho mais potente da Microsoft até chegar a nova geração. Além disso, a marca garante que vai ser compatível com eventuais jogos exclusivos da nova geração. Mas, como o hardware desta consola é nitidamente inferior ao da Xbox Series X, em alguns desses futuros jogos que sejam mais exigentes, poderão haver limitações na fluidez ou na resolução máxima.
Quem é jogador ocasional e não pretende investir demasiado

299 a 299,99 euros
A “velhinha” Microsoft Xbox One S, disponível a partir de 249 euros, ainda é uma consola competente. No entanto, apenas por mais 50 euros, conseguirá comprar a Microsoft X Box Series S, que tem um desempenho gráfico muito superior e que será, segundo a Microsoft, compatível com todos os jogos a lançar para a Xbox Series X, ainda que possam ocorrer limitações de fluidez ou resolução máxima nos mais exigentes. Ponderados todos os fatores, mesmo para este perfil de jogador, que não está disponível para fazer loucuras financeiras, acabamos por recomendar a Xbox Series S.
