Como testamos

Colunas bluetooth: como testamos

colunas bluetooth

Uma boa coluna bluetooth portátil tem de garantir a qualidade do som, sem distorções, o emparelhamento com o smartphone e uma autonomia alargada. No laboratório, certificámo-nos de que a sua escolha tem tudo isto. 

Testámos desde modelos ultraportáteis, destinados a serem maltratados no recreio, a aparelhos maiores, para uma audição atenta em casa. O emparelhamento com smartphones é sempre simples e estabelecido de forma muito similar.

Mas como foi determinada a qualidade sonora? Carregámos as faixas musicais de teste num smartphone com bluetooth aptX e transmitimo-las para as colunas. As amostras foram operadas com igual volume, a que correspondia uma pressão sonora de 80 dB(A) a um metro de distância, e um painel de profissionais avaliou o som.

A disparidade de resultados é usualmente muito significativa. Nos modelos com pior avaliação a qualidade não permite desfrutar verdadeiramente da musica. Podem ser, no melhor dos casos, usados para ter uma banda sonora de fundo presente enquanto faz outras tarefas, por exemplo.  

No outro extremo, os modelos bem avaliados neste critério oferecem uma qualidade sonora equivalente à obtida, tipicamente, numa aparelhagem micro hi-fi. Já permitem extrair um nível aceitável de detalhe das músicas e desfrutar destas numa audição um pouco mais atenta. Quando comparados com as aparelhagens hi-fi, a principal diferença está no facto de estas usarem duas colunas frontais que podiam ser separadas e colocadas de forma a potenciar a obtenção do efeito estéreo. Já nestas colunas BT a separação dos canais tende a ser muito pouco efetiva.

Também o volume máximo sem distorção é limitado nos modelos com desempenho mais baixo. As melhores colunas alcançam níveis de pressão sonora acima dos 79 db (A), o que já permite o uso numa divisão maior ou no exterior, com um grupo mais alargado de pessoas ou numa área maior. No outro extremo, encontrámos modelos com valores mais modestos. Abaixo dos 61 dB não são uma opção realmente viável para uso numa divisão de maiores dimensões.

Por fim, verificámos a autonomia na reprodução de música com um volume de 80 dB (a um metro de distância). Os modelos com pior avaliação neste critério, por norma, não oferecem uma autonomia acima das 5 horas. Os melhores podem exceder as 20 horas de reprodução contínua.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.