Assunto: Reclamação sobre procedimentos incorretos do motorista da Linha 3515 – Autocarro BH-30-RR (18 de junho de 2025) da Rede Unir
Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa à conduta do motorista da Linha 3515, no sentido Vila do Conde – Junqueira, a conduzir o autocarro BH-30-RR, na quarta-feira, dia 18 de junho de 2025, entre as 07h40 e as 07h45, na paragem da estação de Metro de Vila do Conde.
O referido motorista não parou na paragem assinalada, tendo parado vários metros à frente, rindo-se ao ver os passageiros correrem atrás do autocarro. Questionado sobre o motivo, alegou que os passageiros não fizeram sinal de paragem. Esta situação já ocorreu comigo por duas vezes consecutivas, na semana passada e nesta.
O mesmo comportamento tinha já ocorrido na paragem da Avenida Flâmula Paes (junto à Escola Básica Saúl Dias), onde o motorista não tinha parado, justificando-se novamente com a falta de toque de paragem por parte dos passageiros.
Adicionalmente, conduz frequentemente em velocidade excessiva, aparentemente com o intuito de terminar o trajeto o mais rapidamente possível.
No início do ano letivo, era recorrente desviar-se do trajeto oficial: em vez de virar à direita junto à Cooperativa Agrícola de Vila do Conde, virava à esquerda, em direção ao Pavilhão de Desportos, evitando a rua da Igreja da Lapa. A razão alegada era que a estrada se encontrava em melhor estado – sendo o próprio motorista a definir o percurso (pasme-se).
Constata-se ainda que os tempos de passagem por cada paragem são anormalmente reduzidos, o que reforça a suspeita de pressa excessiva para terminar o turno.
Neste dia (18 de junho de 2025) confrontei o motorista com o facto de não ter parado corretamente. A resposta foi que eu não tinha levantado a mão. Ao ser alertado para os episódios anteriores, o motorista ameaçou deixar-me fora do autocarro e chamar a polícia.
Face à recorrência destas situações e ao comportamento intimidatório, venho solicitar, com urgência, que este senhor seja retirado desta linha e realocado para outro percurso, de forma a evitar conflitos e prejuízo para os passageiros, muitos deles alunos e professores que dependem deste transporte.