Enviei a seguinte reclamação para o email hospital no dia 5 de junho de 2020 e até hoje não recebi uma resposta. No ano de 2012, recorri ao serviço de medicina dentária com o médico Dr. Pedro CostaMonteiro, no Hospital da Luz- Póvoa de Varzim, a fim de realizar um tratamento ortodôntico. Otratamento teve um custo de 2350 euros, que incluía os aparelhos fixos superior e inferior econsultas de controlo mensal. O aparelho fixo, posteriormente, foi-me retirado no ano de 2013.No dia que retirei o mesmo, foi feito um molde para uma contenção superior. No maxilar inferiornão me aplicaram nada. Passado uma semana sensivelmente, contactaram comigo dizendo queo molde não ficou bem feito e precisava de ir ao Hospital da Luz fazer novamente outro, e assimo fiz. Não sei se por este atraso ou, por talvez ainda não estar o tratamento totalmenteconcluído, os dentes na parte superior não ficaram corrigidos. Passados sensivelmente 5 meses,voltei a marcar consulta com o Dr. Pedro, pois os dentes do maxilar inferior já tinham revertidobastante à situação inicial que estava antes de iniciar o tratamento. Aí o Dr. Pedro procedeu àcolocação de uma “massa”, presumo eu que se trata de uma contenção fixa, mesmo com osdentes já tortos. Ele disse na altura que aquilo iria ajudar a que voltasse tudo ao lugar rápido.Passaram-se meses e meses, e eu ia sempre marcando consultas com o Doutor a fim de fazermanutenção e ver a evolução dessa contenção inferior. Já em 2017, o Doutor disse que a soluçãoseria colocar um aparelho corretivo no maxilar inferior, aparelho esse amovível e que deveriacolocar todas as noites. Pedia-me para ser vista de 4 em 4 meses mais ou menos. Sempre que iaa consulta, ele apertava novamente esse aparelho amovível. De referir que muitas das consultasnão eram agendadas, pois o Doutor tinha a agenda sempre bastante preenchida e então diziame que bastava ligar para o Hospital a saber se ele estava presente, e que ele depois meencaixaria em algum horário. Também chegou a acontecer de ir aos sábados à clínica privada doDoutor Pedro Monteiro, na Rua Sá da Bandeira, no Porto, pois eu não tinha disponibilidadedurante a semana de ir ao Hospital da Luz. Após meses e meses, notei algumas melhoras noposicionamento dos dentes, mas ainda não estão totalmente corrigidos. Em Janeiro de 2020procedi à marcação de uma consulta via telefónica, na qual me foi informado que o Doutor jánão exercia no Hospital da Luz e que teria a opção de me dirigir à nova clínica dele no Porto oucontinuar os tratamentos com a nova médica Dr. Ana Silva. Disseram-me também que como oúltimo registo que têm meu é em 2017, teria que iniciar um novo tratamento e que os custosseriam ao meu encargo. Discordei de imediato e, a assistente que falou comigo disse-me queiria expor a situação à administração e, posteriormente, entrariam em contacto comigo. Foipreciso eu ligar novamente para o hospital da Luz, a fim de ter alguma informação sobre estasituação. Contudo, informaram-me que após conversa com a Doutora Ana Silva e com aadministração, eu teria que realizar a consulta de avaliação com a doutora Ana, mas que oscustos ficariam a meu encargo. Nisto, a minha consulta ficou marcada para dia 13 de março, quenão se realizou devido à Pandemia. O novo reagendamento da consulta não foi fácil, mas apósalgumas tentativas consegui agendar consulta para dia 5 de junho, à qual compareci. A DoutoraAna Silva referiu que realmente existem ainda algumas incorreções nos meus dentes e que nasua opinião os aparelhos que tendo vindo sempre a usar não irão alterar o posicionamento dosmesmos. Referiu ainda que esta situação tem que ser resolvida com a direção do Hospital, poisela não pode suportar os custos inerentes à correção dos meus dentes, pois não foi umtratamento iniciado pela própria e já vão alguns anos desde que coloquei o aparelho fixo.Neste sentido, pedi para falar pessoalmente com a Dr. Lígia Lima, pessoa que me a doutora Aname indicou para explicar a situação e tentar chegar a uma solução. Após expor a situação à Dr.Lígia, esta solicitou-me que escrevesse e reportasse tudo por e-mail, de modo a que ficassem aperceber o que realmente se passa, analisar o caso clínico e tentar chegar a uma conclusão.No meu ponto de vista, os pacientes não devem ser responsabilizados por erros de médicos quejá não prestem funções no Hospital da Luz e, por isso, não devem ser penalizados compagamentos extra. Eu neste momento não tenho disponibilidade para me deslocar às novas instalações onde o Dr. Pedro exerce funções, por isso acho que o tratamento deve serreconduzido para outro médico, mas sem custos adicionais.Espero que a situação fique resolvida o quanto antes, que possa continuar o tratamento eterminá-lo o quanto antes, sem custos adicionais, pois é uma situação que para mim também ébastante desagradável, pois nunca vi os meus dentes totalmente corrigidos e esta situaçãoalastra-se à tempo demasiado após ter pago a grande quantia de 2350€.Saliento, novamente, que muitas das consultas não eram agendadas, devido à disponibilidadedo Doutor Pedro, daí o último registo que têm meu, ser em 2017.Joana Costa